Esportes

TNT supera SBT e assume Sul-Americana, que deixa de ser exibida na TV aberta em 2027

A partir de 2027, jogos da Copa Sul-Americana não terão transmissão em TV aberta; TNT exibirá partidas gratuitamente pelo YouTube.

10/12/2025
TNT supera SBT e assume Sul-Americana, que deixa de ser exibida na TV aberta em 2027
TNT supera SBT e assume Sul-Americana, que deixa de ser exibida na TV aberta em 2027 - Foto: Adriano Fontes / CRF

A Conmebol anunciou os vencedores da licitação para os direitos de transmissão da Copa Sul-Americana e da Libertadores entre 2027 e 2030. A principal novidade é que a Sul-Americana, segunda competição mais importante do continente, deixará de ser exibida na TV aberta brasileira.

A TNT superou o SBT, que detém os direitos até 2026, e será a responsável pela transmissão gratuita do torneio, mas os jogos estarão disponíveis somente no YouTube.

O processo de análise das propostas durou 10 meses, e a Conmebol selecionou as ofertas consideradas "mais vantajosas".

A Libertadores seguirá na Globo, que mantém a transmissão em TV aberta, enquanto a ESPN continuará exibindo os jogos em canal fechado. O mesmo formato se aplica à Recopa. A ESPN, subsidiária da Disney, também será responsável pela Sul-Americana na TV por assinatura.

A Paramount, que transmitia as competições desde 2023, anunciou em junho que não renovaria o contrato. Apesar disso, a empresa apresentou uma proposta, que acabou rejeitada pela Conmebol.

Na internet, os melhores momentos das partidas ficarão sob responsabilidade da TNT Sports. A TNT integra o grupo Warner Bros. Discovery, que recentemente anunciou a venda de seu estúdio cinematográfico e dos ativos da HBO para a Netflix.

Warner Bros. Discovery amplia presença em transmissões esportivas na América do Sul

Nos países vizinhos ao Brasil, a Warner Bros. Discovery será a plataforma aberta da Libertadores, exceto no Equador, onde as partidas irão ao ar pela Ecuavisa.

A TNT Sports também transmitirá a Sul-Americana nestes países, enquanto as plataformas pagas serão a ESPN (incluindo a Recopa) e a Directv.

O HBO Max, também pertencente à Warner, exibirá os melhores momentos das competições. Já no México, América Central e Caribe, todas as transmissões ficarão a cargo da ESPN.