Esportes
Conheça o Cruz Azul, adversário do Flamengo na Copa Intercontinental
Equipe mexicana, maior campeã da Concachampions, enfrenta o Flamengo nas quartas de final do torneio da Fifa
O Flamengo terá pela frente o Cruz Azul, do México, na próxima quarta-feira, 10, às 14h (de Brasília), em duelo válido pelas quartas de final da Copa Intercontinental da Fifa. O confronto, apelidado de "Dérbi das Américas", promete agitar a competição internacional.
Atual campeão da Copa dos Campeões da Concacaf, o Cruz Azul conquistou o título ao golear o Vancouver Whitecaps, do Canadá, por 5 a 0 na decisão. O clube é o maior vencedor da Concachampions, com sete títulos, ao lado do América do México.
O adversário rubro-negro já chegou à final da Copa Libertadores da América. Em 2001, quando clubes mexicanos ainda participavam do torneio da Conmebol, o Cruz Azul foi vice-campeão, perdendo para o Boca Juniors nos pênaltis.
No Campeonato Mexicano, o Cruz Azul foi eliminado pelo Tigres na semifinal no último fim de semana. Após dois empates por 1 a 1, o Tigres avançou por ter melhor campanha na fase de classificação.
Na temporada 2025/2026, o time mexicano disputou 21 partidas, somando 11 vitórias, oito empates e apenas duas derrotas. Foram 37 gols marcados e 24 sofridos no período.
Apesar do bom desempenho, uma goleada histórica marcou negativamente o clube: no fim de julho, o Cruz Azul foi superado pelo Seattle Sounders por 7 a 0 na Leagues Cup, com todos os gols sofridos no segundo tempo. A imprensa mexicana classificou o resultado como o maior vexame da história do clube e até do futebol nacional.
O comando técnico é do argentino Nicolás Larcamón, de 41 anos, que já treinou Huachipato, Puebla, Necaxa e teve passagem pelo Cruzeiro em 2024, onde foi vice-campeão mineiro após 14 jogos, sete vitórias, quatro empates e três derrotas.
Entre os destaques do elenco está o atacante Luka Romero, de 21 anos, apelidado de "novo Messi". Em 2020, ele se tornou o jogador mais jovem a atuar em uma partida do Campeonato Espanhol, pelo Mallorca.
No ataque, o Cruz Azul conta ainda com o mexicano Ángel Sepúlveda e o uruguaio Gabriel Fernández, principais esperanças de gols. No meio-campo, Carlos Rodríguez se destaca na equipe de Larcamón.
O elenco também tem o argentino Lorenzo Faravelli, campeão em cima do Flamengo em 2023, quando defendia o Independiente del Valle na conquista da Recopa Sul-Americana.
Para o duelo contra o Flamengo, o Cruz Azul não deve contar com o zagueiro Jesús Orozco, lesionado na semifinal diante do Tigres. O defensor é titular e frequentemente convocado para a seleção mexicana.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico