Esportes
Desenterradas pontas de lança de ferro com ouro de 2.900 anos na Dinamarca
Achado raro revela os mais antigos artefatos de ferro do país e reforça importância religiosa da região de Boeslunde.
Arqueólogos identificaram duas pontas de lança de ferro decoradas com ouro durante escavações próximas ao vilarejo de Boeslunde, na ilha de Zelândia, Dinamarca. Trata-se de uma das descobertas mais notáveis já registradas no contexto da Idade do Bronze dinamarquesa.
A análise revelou que esses objetos são os primeiros artefatos de ferro conhecidos do país, além de lançar luz sobre o motivo pelo qual a área tem apresentado uma concentração incomum de tesouros de ouro nas últimas décadas, segundo o The History Blog.
Não há exemplos comparáveis de lanças ornamentadas com ouro deste período em toda a Europa. Mesmo sem o ouro, os artefatos seriam extraordinários, pois são feitos de ferro. Análises do piche de bétula utilizado como cola no revestimento de uma das pontas de lança datam de aproximadamente 900-830 a.C., tornando-os o ferro mais antigo já encontrado na Dinamarca.
A descoberta foi inesperada. O objetivo inicial da escavação em Boeslunde era investigar a razão de tantos artefatos de ouro serem encontrados ali. Apenas nas últimas décadas, dez anéis de juramento de ouro e 2.200 espirais de ouro foram desenterrados em um único campo. A equipe encontrou uma possível explicação: os vestígios de uma antiga fonte sagrada. Isso sugere que a grande quantidade de joias de ouro encontradas no local seriam oferendas religiosas depositadas ao redor desta fonte.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1CORRIDA ESPACIAL
Rússia avança em nova fase da corrida espacial e preocupa Ocidente, aponta mídia internacional
-
2LUTO NA CULTURA
Tony Germano, ator e dublador, morre aos 55 anos após acidente doméstico
-
3DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
4ANÁLISE INTERNACIONAL
BRICS se consolida em meio à instabilidade global, aponta especialista
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado