Esportes
Flamengo e Palmeiras oscilam antes da final da Libertadores e mantêm disputa aberta no Brasileirão
Equipes tropeçam na reta final do Brasileirão e chegam pressionadas para a decisão continental em Lima
Flamengo e Palmeiras vivem momentos de instabilidade nesta reta final de temporada. Na última quarta-feira (19), ambos tropeçaram na rodada do Campeonato Brasileiro, deixando a disputa pelo título nacional em aberto.
Os dois times se preparam para o grande encontro na final da Copa Libertadores da América, marcada para 29 de novembro, no Estádio Monumental de Lima, no Peru. Até lá, porém, Flamengo e Palmeiras têm oscilado no Brasileirão, o que aumenta a expectativa sobre quem ficará com a taça do torneio de pontos corridos.
Jogando no Allianz Parque, o Palmeiras não conseguiu ir além de um empate sem gols contra o Vitória, sob vaias da torcida. O time alviverde somou apenas um ponto dos últimos nove disputados, após derrotas para Mirassol e Santos.
O técnico Abel Ferreira não escondeu a insatisfação com a atuação diante do Vitória, especialmente pelo desempenho apático no primeiro tempo.
"No jogo, 45 minutos de apatia, sem ir para o um contra um. Um exemplo, o que o moleque de 20 anos (Allan) faz, temos que fazer. Ir para cima, arriscar, perder a bola. Foi o que faltou na primeira parte, só tocamos para trás e para o lado. E tivemos uma chance clara com Bruno Rodrigues, mas não demos 45 minutos de avanço, fomos passivos. Faltou agressividade", analisou Abel.
O Flamengo, por sua vez, também não saiu vitorioso na última rodada. No clássico disputado no Maracanã, a equipe rubro-negra foi superada pelo Fluminense por 2 a 1. Apesar de conquistar seis dos últimos nove pontos, o desempenho do time, inclusive na vitória sobre o lanterna Sport, tem sido questionado.
"Posso te dizer que ânimo e atitude não foi. Isso tenho certeza absoluta. Os jogadores estavam correndo, executando tudo que pedi na fase defensiva (...) Para jogar bola, tem que estar tudo fino. Não estivemos, o adversário quis jogar no nosso erro e enfim... na elite, o que se exige é o mais alto nível, que não estivemos no primeiro tempo", avaliou o técnico Filipe Luís após a derrota para o Fluminense.
Nas redes sociais, torcedores do Flamengo criticaram o desempenho do time no clássico e demonstraram preocupação para a reta decisiva da temporada.
"O Flamengo entra na fase mais aguda de 2025 com um futebol preocupante. Filipe Luís parece preso a um sistema e não entende que sem os titulares ele é insustentável", comentou um torcedor no X.
Outro torcedor classificou a atuação como "constrangedora": "Que coisa constrangedora foi a partida do Flamengo hoje. Péssimo em todas as fases do jogo. De novo, única jogada era bater bola para a área".
Mesmo com a derrota, o Flamengo segue na liderança do Campeonato Brasileiro, com 71 pontos, enquanto o Palmeiras ocupa a segunda posição, com 69. As equipes voltam a campo no próximo sábado (22), às 21h30 (de Brasília): o Flamengo enfrenta o Red Bull Bragantino no Maracanã, e o Palmeiras recebe o Fluminense no Allianz Parque.
Mais lidas
-
1RELATOS SOBRE O CASO
Homicídio de médico em Arapiraca foi motivado por quebra de medida protetiva e disputa por guarda da filha
-
2ELEIÇÕES NO CHILE
Presidente Gabriel Boric reconhece resultado e parabeniza candidatos do segundo turno
-
3INFRAESTRUTURA URBANA
Obras na Linha Verde avançam e atingem 62% de execução em Maceió
-
4ASSASSINATO
Médica é suspeita de matar colega de profissão a tiros em frente a uma UBS na zona rural de Arapiraca
-
5POLÊMICA
Inversão de valores: Suzane von Richthofen agradece seguidores após alcançar 100 mil no Instagram