Esportes
Sinner supera De Minaur e busca bicampeonato em terceira final seguida no ATP Finals
Italiano vence o australiano pela 13ª vez consecutiva e garante vaga na decisão em Turim; adversário será definido entre Alcaraz e Auger-Aliassime
Jannik Sinner não conseguirá alcançar o espanhol Carlos Alcaraz na liderança do ranking da ATP nesta reta final de temporada, mas terá a oportunidade de conquistar o bicampeonato do ATP Finals diante de sua torcida, na Inalpi Arena, em Turim, na Itália.
Neste sábado, após um início equilibrado, o italiano, número 2 do mundo, impôs seu ritmo e não encontrou dificuldades para superar o australiano Alex de Minaur, colocado no ranking, ampliando para 13 a zero seu retrospecto no confronto direto. Com a vitória por 2 sets a 0 , parciais de 7/5 e 6/2, em 1h52, Sinner avançou à sua terceira decisão consecutiva no torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada.
Depois de perder a final de 2023 para o sérvio Novak Djokovic e derrotar o americano Taylor Fritz no ano anterior, Sinner agora aguarda o vencedor da outra semifinal, entre o líder do ranking, Carlos Alcaraz, e o canadense Felix Auger-Aliassime (8º do mundo), que se enfrentam às 16h30 (horário de Brasília) deste sábado. A decisão está marcada para este domingo, às 14h (de Brasília).
O primeiro set foi equilibrado ponto a ponto. Sinner teve a chance de quebrar o serviço do australiano logo no primeiro jogo, mas desperdiçou dois break points. De Minaur respondeu e chegou a abrir 40 a 0 no segundo jogo, mas o italiano se recuperou e salvou três break points para confirmar o saque.
A partir desse momento, Sinner dominou os serviços — com 78% de acerto no primeiro saque, contra 54% do rival —, atuou com agressividade e criou oito oportunidades de quebrar nos 7º, 9º e 11º jogos. Na última dessas chances, De Minaur não resistiu, e o número 2 do mundo passou a frente pela primeira vez, em 6/5, sacando para fechar em 7/5.
No segundo set, De Minaur mostrou cansaço e perdeu a concentração, enquanto Sinner manteve o ritmo intenso. Com saques potentes e superioridade nos ralis, o italiano deixou o adversário acuado e corta o serviço do logotipo australiano nos primeiros jogos, abrindo vantagem de 4 a 0.
Mesmo com a vitória encaminhada, Sinner avançou firme, administrou o resultado e aproveitou o segundo match point para fechar a parcial em 6/2, concluindo a partida em 2 sets a 0. Agora, o italiano está a uma vitória de conquistar o bicampeonato do ATP Finals diante de sua torcida.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados