Esportes

Alcaraz vence Musetti, avança à semifinal do ATP Finals e assegura liderança do ranking

Espanhol supera italiano em sets diretos e garante presença entre os quatro melhores em Turim; australiano De Minaur também avança

13/11/2025
Alcaraz vence Musetti, avança à semifinal do ATP Finals e assegura liderança do ranking
Carlos Alcaraz Garfia - Foto: Reprodução / Instagram

Carlos Alcaraz teve uma quinta-feira de conquistas em Turim, na Itália. O tenista espanhol superou o italiano Lorenzo Musetti por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/1, garantindo vaga na semifinal do ATP Finals e assegurando a liderança do ranking mundial, independentemente dos próximos resultados do torneio.

O triunfo de Alcaraz também classificou o australiano Alex De Minaur para a semifinal. Mais cedo, De Minaur venceu o norte-americano Taylor Fritz por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/3) e 6/3.

O primeiro set entre Alcaraz e Musetti foi equilibrado. Empurrado pela torcida, o italiano manteve o saque e exigiu do espanhol belas jogadas para confirmar seus serviços. No nono game, Alcaraz elevou o nível, forçou o erro de Musetti e conseguiu a quebra decisiva para fechar em 6/4.

No segundo set, Alcaraz voltou ainda mais agressivo, obtendo a quebra de saque no quarto game e abrindo 3/1. Musetti tentou reagir e chegou a ter dois break points no quinto game, mas o espanhol se recuperou e ampliou a vantagem para 4/1.

Desmotivado, Musetti não ofereceu resistência no sexto game, permitindo que Alcaraz abrisse 5/1. Na sequência, o espanhol sacou para fechar a partida em 1h23min.

De Minaur

Com uma atuação consistente, Alex De Minaur dominou Taylor Fritz e venceu por 2 sets a 0, em 1h33min, em partida válida pelo ATP Finals. O resultado representa a recuperação do australiano, que vinha de duas derrotas na fase de grupos do torneio. Esta foi a 20ª vitória de De Minaur sobre adversários do top 10, sendo apenas a segunda na temporada.

No histórico entre os dois, De Minaur tem leve vantagem: em 12 confrontos, soma sete vitórias contra cinco de Fritz.

Durante o duelo, o australiano apostou em um jogo mais agressivo, registrando sete bolas vencedoras a mais que o rival (24 a 17) e cometendo menos erros não forçados (28 a 32), o que lhe garantiu a vitória na primeira parcial.

No segundo set, De Minaur começou forte e venceu os três primeiros games. Depois, administrou a vantagem e fechou a partida em 6/3.