Esportes
Sinner supera Zverev, avança à semifinal do ATP Finals e mantém vivo o sonho de fechar o ano como número 1
Italiano vence alemão em sets diretos, garante vaga antecipada na semi em Turim e ainda pode terminar a temporada no topo do ranking mundial
Jannik Sinner segue firme na disputa pelo título do ATP Finals. O tenista italiano, que ainda sonha em encerrar o ano como número 1 do mundo — precisa vencer o torneio e torcer para que Carlos Alcaraz não avance mais em Turim —, conquistou sua segunda vitória na competição ao derrotar o alemão Alexander Zverev, terceiro do ranking, em sets diretos: 6/4 e 6/3, nesta quarta-feira. Com o resultado, Sinner garantiu sua vaga nas semifinais de forma antecipada.
Para alcançar o topo do ranking, Sinner precisa de uma campanha perfeita em Turim e depende de apenas duas vitórias de Alcaraz, marca já atingida pelo espanhol neste ATP Finals. Alcaraz volta à quadra nesta quinta-feira, enfrentando o italiano Lorenzo Musetti, que terá o apoio da torcida local para ajudar o compatriota.
Sob pressão após as duas vitórias de Alcaraz, que o deixaram muito perto de fechar o ano como líder do ranking, Sinner entrou na Inalpi Arena, em Turim, com forte apoio dos torcedores italianos. Determinado a conquistar sua sétima vitória consecutiva por 2 sets a 0 e assegurar a vaga na semifinal, o italiano encarou um duelo equilibrado contra Zverev, ambos invictos e sem ceder break points na estreia do torneio.
Zverev, por sua vez, buscava apagar a má impressão da semifinal do Masters 1000 de Paris, há 12 dias, quando foi derrotado por Sinner por 6/0 e 6/1. O alemão também precisava vencer em sets diretos para garantir classificação antecipada. No histórico recente, Sinner também havia levado a melhor na final do ATP de Viena, no fim de outubro.
No início da partida, Zverev ameaçou o serviço de Sinner com dois break points logo no primeiro set, mas o italiano se salvou com aces e abriu vantagem. O equilíbrio permaneceu até 5 a 4, quando, no décimo game, Sinner mostrou paciência e conseguiu fechar o set após aproveitar a terceira chance de set point.
A derrota no set inicial deixou Zverev irritado. No segundo set, após sair atrás, o alemão voltou a pressionar e chegou a ter três break points, mas Sinner respondeu com bons saques. No quinto game, novamente sob pressão, o italiano salvou mais break points e abriu 3 a 2.
Uma breve interrupção devido a problemas em uma placa de publicidade eletrônica esfriou o ritmo de Zverev, e Sinner aproveitou para conquistar uma quebra decisiva com uma bela curtinha. O alemão ainda teve mais uma chance de reagir, mas desperdiçou ao devolver o saque na rede, enquanto o italiano mantinha a consistência nos serviços.
Com vantagem, Sinner encaminhou a vitória ao abrir 5 a 2. Zverev confirmou seu serviço, mas o italiano não deu chances na hora de fechar e selou o triunfo por 6/3 no primeiro match point.
Com a derrota, Zverev enfrentará o canadense Félix Auger-Aliassime — que virou sobre Ben Shelton por 4/6, 7/6 (9/7) e 7/5 — em confronto direto pela segunda vaga do grupo, na sexta-feira. No mesmo dia, Sinner buscará ampliar sua vantagem no retrospecto contra o norte-americano, a quem já venceu sete vezes.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido