Esportes

Los Angeles-2028 abre oficialmente com os 100m rasos feminino, a prova mais veloz do atletismo

Mudança inédita no calendário coloca as mulheres mais rápidas do mundo como destaque do primeiro dia oficial dos Jogos Olímpicos, com finais e medalhas já em 15 de julho.

12/11/2025
Los Angeles-2028 abre oficialmente com os 100m rasos feminino, a prova mais veloz do atletismo
- Foto: Nathalia Thiely/UEP

O primeiro dia oficial dos Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028, nos Estados Unidos, promete emoção e velocidade. O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou a inversão no calendário, trazendo o atletismo antes das provas de natação. Nesta quarta-feira (12), foi anunciado que os 100 metros rasos feminino abrirão a principal competição esportiva do planeta, com as primeiras medalhas sendo disputadas já em 15 de julho. Algumas modalidades, como basquete, futebol e rúgbi de sete, terão início em 12 de julho, mas o atletismo marcará o início oficial dos Jogos.

A alteração no cronograma também impacta a programação do atletismo. Tradicionalmente, as velocistas disputam duas eliminatórias em um mesmo dia, mas, desta vez, a abertura contará com três eliminatórias das mulheres mais rápidas do mundo no histórico LA Memorial Coliseum, encerrando o dia com a definição do pódio.

"Os 100 metros femininos serão um dos eventos mais assistidos e queríamos começar com uma demonstração das mulheres mais rápidas do mundo", destacou Shana Ferguson, diretora de Esportes e Entrega dos Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028.

A expectativa é reunir, já no primeiro dia oficial, as duas últimas campeãs mundiais, Sha'Carri Richardson e Melissa Jefferson-Wooden, além da campeã olímpica Julien Alfred.

Janet Evans, nadadora medalhista de ouro e diretora de Esportes dos Jogos de Los Angeles, comentou sobre a novidade: "Ser o evento principal na noite de abertura das competições no histórico LA Memorial Coliseum gerou muita empolgação quando apresentamos isso às atletas. A maioria me disse: 'Me avise com antecedência e eu começo a treinar para correr três provas de 100 metros em um dia'", revelou.

Apesar de os 100m rasos femininos marcarem a largada oficial dos Jogos, modalidades coletivas como basquete, críquete, futebol, hóquei, handebol, polo aquático, rúgbi de sete e golfe já terão partidas a partir de 12 de julho. A Cerimônia de Abertura está agendada para 14 de julho.

A competição segue até o dia 30, encerrando com a tradicional maratona, finais de basquete, vôlei e disputas de medalhas em outras modalidades, como wrestling. Neste dia, também será realizada a Cerimônia de Encerramento. As finais da natação ocorrerão no chamado "supersábado", na véspera do encerramento.

A inversão no calendário foi motivada pela logística: como a natação acontecerá no SoFi Stadium — palco da Cerimônia de Abertura —, não seria viável montar a piscina olímpica imediatamente após o evento inaugural.

"Eu provavelmente conseguiria contar nos dedos de uma mão os nadadores que conheço que já estiveram em cerimônias de abertura", comentou Janet Evans, que agora espera ver todos os integrantes das delegações presentes na festa inicial dos Jogos.