Esportes

Seleção brasileira define roteiro prévio à Copa do Mundo e prevê despedida no Brasil

CBF detalha planejamento da equipe para 2026, incluindo amistosos contra europeus e possível jogo de despedida em solo nacional

03/11/2025
Seleção brasileira define roteiro prévio à Copa do Mundo e prevê despedida no Brasil
- Foto: Reprodução

O coordenador de seleções masculinas da CBF, Rodrigo Caetano, apresentou nesta segunda-feira o planejamento da seleção brasileira para a preparação rumo à Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, Canadá e México.

Após a disputa dos jogos da Data Fifa em novembro, a seleção vai utilizar o mês de março do próximo ano para enfrentar adversários europeus em amistosos nos Estados Unidos. Segundo Caetano, as equipes ainda não estão definidas, pois dependem da conclusão das eliminatórias europeias para que sejam confirmadas.

“Nós teremos dois amistosos no ano que vem, em março, nos Estados Unidos, contra seleções europeias, o que contempla todo o nosso planejamento até aqui. Porém, ainda precisamos desta próxima Data Fifa para confirmar os adversários. Todos sabem que as seleções da Europa ainda estão em seu período de eliminatórias”, explicou o dirigente, pouco antes do anúncio da convocação por Ancelotti.

As preferências da CBF para esses amistosos de março são França e Croácia. Entretanto, caso alguma dessas seleções precise disputar a repescagem continental, os confrontos não poderão ser realizados, já que as vagas finais para a Copa serão definidas na mesma Data Fifa.

Para o mês de junho, que antecede o Mundial, Caetano revelou que a seleção brasileira se apresentará na Granja Comary, em Teresópolis, para um período de treinamentos. O objetivo é iniciar a preparação no Brasil, aproximando a equipe da torcida nacional.

“Tentaremos também realizar um jogo amistoso antes da nossa ida para a Copa do Mundo e encerrar a preparação com mais um amistoso, já nos Estados Unidos, antes de seguirmos para o nosso base camp”, detalhou Caetano.

Todo esse planejamento visa oferecer as melhores condições ao técnico Carlo Ancelotti para conduzir o processo de renovação e definir o grupo que buscará o hexacampeonato na próxima edição do Mundial.