Esportes

Vitor Roque volta à seleção brasileira após dois anos e brilha no Palmeiras

Atacante se destaca no Palmeiras, supera fase difícil na Europa e retorna à lista de Ancelotti para amistosos contra Senegal e Tunísia

03/11/2025
Vitor Roque volta à seleção brasileira após dois anos e brilha no Palmeiras

Vitor Roque é uma das principais novidades da convocação anunciada por Carlo Ancelotti nesta segunda-feira para a seleção brasileira. O atacante do Palmeiras, que se recuperou e ganhou destaque na segunda metade da temporada, volta a vestir a camisa do Brasil após dois anos afastado. O camisa 9 estará à disposição para os amistosos contra Senegal e Tunísia, programados para os dias 15 e 18 de novembro.

Considerado um dos principais talentos das categorias de base da seleção, Vitor Roque enfrentou um período de incertezas na equipe principal enquanto esteve na Europa. Revelado pelo Cruzeiro e com passagem de destaque pelo Athletico-PR, o atacante foi convocado por Ramon Menezes para o amistoso diante do Marrocos, em março de 2023.

Naquela ocasião, Vitor Roque tornou-se, com 18 anos e 25 dias, o jogador mais jovem a estrear pela seleção desde Ronaldo, que tinha 17 anos em 1994, às vésperas da Copa do Mundo. No entanto, desde então, não voltou a ser chamado por Fernando Diniz ou Dorival Júnior, reflexo do momento de baixa vivido no Barcelona e no Bétis, ambos da Espanha.

O retorno ao Brasil para defender o Palmeiras também foi motivado pelo desejo de voltar à seleção. Durante o período fora das convocações, Vitor Roque viu outros jovens, como Endrick, João Pedro e Estêvão, ganharem oportunidades com Dorival e Ancelotti.

"Vitor Roque está jogando muito bem no Campeonato Brasileiro. Temos sete jogadores do Brasileirão e isso mostra que a seleção está atenta ao que está acontecendo por aqui", destacou Ancelotti em entrevista coletiva, após anunciar a lista de 26 nomes para os próximos amistosos.

O Palmeiras investiu 25,5 milhões de euros (R$ 152 milhões, na cotação da época) para contratar Vitor Roque junto ao Barcelona, no início deste ano. O clube celebrou a convocação do atacante em suas redes sociais, após um período de críticas pelo jejum de gols e o respaldo do técnico Abel Ferreira.

Finalista da Libertadores e líder do Brasileirão, o Palmeiras conta com Vitor Roque como um de seus grandes destaques em 2024. O atacante já disputou 38 partidas nas duas competições, com 17 gols marcados e seis assistências. Ele, no entanto, será desfalque no clássico contra o Santos, marcado para a Data Fifa de novembro.