Esportes

Bahia vence de virada o Red Bull Bragantino na estreia de Mancini e com retorno de Everton Ribeiro

Time baiano consolida força em casa ao bater o Bragantino por 2 a 1, com dois gols de Willian José e participação decisiva de Everton Ribeiro, que voltou aos gramados após cirurgia.

02/11/2025
Bahia vence de virada o Red Bull Bragantino na estreia de Mancini e com retorno de Everton Ribeiro
- Foto: Reprodução / Instagram

O Bahia confirmou sua força como mandante ao vencer de virada o Red Bull Bragantino por 2 a 1, na tarde deste domingo (2), na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 31ª rodada do Brasileirão. A partida marcou a estreia de Vagner Mancini no comando do Bragantino e o retorno do meia Everton Ribeiro aos gramados após cirurgia para retirada de um câncer na tireoide.

O Bragantino saiu na frente aos 19 minutos do primeiro tempo. Henry Mosquera avançou pela direita, invadiu a área e cruzou para trás. Lucas Barbosa desviou, e a bola sobrou para Matheus Fernandes, que finalizou para o fundo das redes, sem chances para o goleiro Ronaldo.

Mesmo atrás no placar, o Bahia buscou o empate, mas viu o adversário criar as melhores oportunidades durante boa parte do jogo. A principal chance dos donos da casa no primeiro tempo veio em chute de fora da área de Erick Pulga, que saiu pela linha de fundo.

No segundo tempo, o técnico Rogério Ceni promoveu mudanças no Bahia, colocando o time ainda mais ofensivo. O empate veio aos 29 minutos: Luciano Juba cruzou na medida para Willian José cabecear firme e igualar o marcador.

Na reta final, o Bahia pressionou em busca da virada, enquanto o Bragantino se defendia. Com a entrada de Everton Ribeiro, recuperado da cirurgia, o time baiano ganhou fôlego. Aos 44 minutos, o camisa 10 encontrou Tiago livre pela direita, que cruzou rasteiro para Willian José marcar o segundo gol e decretar a vitória tricolor.

Com o resultado, o Bahia segue na quinta colocação, com 52 pontos, cada vez mais próximo de uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores e mantém a melhor campanha como mandante do campeonato. O Bragantino, por sua vez, permanece com 36 pontos, apenas cinco à frente do Vitória, primeiro time dentro da zona de rebaixamento.

As equipes voltam a campo na próxima quarta-feira (5), pela 32ª rodada do Brasileirão. O Red Bull Bragantino recebe o Corinthians, às 19h, no estádio Cícero de Souza Marques. Já o Bahia visita o Atlético-MG, às 20h, na Arena MRV.

FICHA TÉCNICA

Bahia 2 x 1 Red Bull Bragantino

Bahia: Ronaldo; Santiago Arias, David Duarte, Santiago Mingo e Luciano Juba; Acevedo (Erick), Jean Lucas (Everton Ribeiro) e Rodrigo Nestor (Michel Araújo); Kayky (Tiago), Willian José e Erick Pulga (Cauly). Técnico: Rogério Ceni.

Red Bull Bragantino: Cleiton; Andrés Hurtado, Pedro Henrique, Alix Vinicius e Vanderlan; Gabriel, Juninho Capixaba (Praxedes) e Eric Ramires (Matheus Fernandes/Fabinho); Lucas Barbosa, Eduardo Sasha (Isidro Pitta) e Henry Mosquera (Fernando). Técnico: Vagner Mancini.

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ).

Gols: Matheus Fernandes, aos 19 minutos do 1º tempo; Willian José, aos 29 e aos 44 minutos do 2º tempo.

Cartões amarelos: Danilo Fernandes, Michel Araújo e Santiago Mingo (Bahia); Alix Vinicius, Isidro Pitta, Lucas Barbosa e Vanderlan (Red Bull Bragantino).

Público: 43.129 total.

Renda: R$ 1.524.916,00.

Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA).