Esportes
Palmeiras x Flamengo na final da Libertadores garante brasileiro no Super Mundial de Clubes
Campeão da decisão em Lima assegura vaga para o Brasil no novo formato do Mundial de Clubes da Fifa, previsto para 2029, que terá 32 equipes e sede ainda indefinida.
A final entre Palmeiras e Flamengo na Libertadores garante ao Brasil uma vaga no próximo Super Mundial de Clubes, previsto para 2029, em local ainda a ser definido. A Conmebol dispõe de seis vagas no torneio, sendo quatro destinadas aos campeões da principal competição sul-americana.
Tanto Palmeiras quanto Flamengo participaram da primeira edição do reformulado Mundial de Clubes, realizada nos Estados Unidos neste ano. As equipes conquistaram suas vagas ao vencerem a Libertadores em 2021 e 2022, respectivamente. Além deles, Fluminense e Botafogo, campeões das duas edições seguintes, também estiveram presentes no torneio.
O sistema de classificação da Conmebol para o Mundial de Clubes prevê ainda duas vagas pelo ranking da entidade. Atualmente, o Palmeiras lidera esse ranking, seguido pelo Racing, da Argentina. No entanto, caso outro clube brasileiro conquiste a Libertadores até 2029, essa vaga de ranking não poderá ser utilizada por times do Brasil para o Mundial.
Em 2025, por exemplo, River Plate e Boca Juniors garantiram presença no Mundial por meio do ranking, já que apenas brasileiros venceram a Libertadores entre 2021 e 2024. Com a decisão deste ano novamente entre dois clubes do Brasil, o domínio nacional na competição continental chega a sete títulos consecutivos.
Além de Palmeiras ou Flamengo, já estão classificados para o próximo Mundial Cruz Azul, Paris Saint-Germain, Al-Ahli e Pyramids. O torneio contará com 32 equipes. O Brasil busca sediar o evento em 2029, mas enfrenta a concorrência de Austrália, Catar, Estados Unidos e uma candidatura conjunta de Espanha, Portugal e Marrocos — países que receberão a Copa do Mundo de 2030.
A final entre Palmeiras e Flamengo será disputada em Lima, no Peru, no dia 29 de novembro. O presidente da CBF, Samir Xaud, afirmou nesta quinta-feira, após a classificação do Palmeiras no Allianz Parque, que tentará junto à Conmebol transferir a final para Brasília ou Belém. No entanto, a tendência é que o local da decisão seja mantido.
Além do título da Libertadores, o campeão enfrentará o Cruz Azul, vencedor da Champions League da Concacaf, na Copa Intercontinental, com início marcado para 10 de dezembro e mando de campo ainda indefinido.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas