Esportes

Final da Libertadores no Brasil? Entenda o posicionamento de Flamengo, Palmeiras e Conmebol após sugestão da CBF

Presidente da CBF, Samir Xaud, cogita mudança da final de Lima para o Brasil, mas Conmebol mantém decisão

Agência O Globo - 31/10/2025
Final da Libertadores no Brasil? Entenda o posicionamento de Flamengo, Palmeiras e Conmebol após sugestão da CBF
- Foto: Reprodução

Na noite de quinta-feira (30), o presidente da CBF, Samir Xaud, sugeriu a possibilidade de transferir a final da Libertadores, entre Palmeiras e Flamengo, do Peru para o Brasil. Brasília e Belém foram mencionadas como possíveis sedes, após Xaud acompanhar a goleada do Palmeiras sobre a LDU por 4 a 0, resultado que garantiu a classificação do time paulista. No entanto, o EXTRA apurou que não há qualquer movimento concreto para retirar o jogo do Estádio Monumental de Lima.

Em contato com a reportagem, a Conmebol reforçou que a decisão está mantida: a final segue confirmada para acontecer na capital peruana, no fim do próximo mês.

Qualquer possibilidade de mudança dependeria de uma solicitação formal do próprio Peru, que enfrenta uma crise política, mas até o momento não sinalizou intenção de abrir mão da partida. Xaud também ressaltou que seria necessário haver interesse dos clubes envolvidos.

— Com essa final brasileira, agora podemos analisar a possibilidade de trazer o jogo para o Brasil. Isso, claro, se houver interesse dos clubes. Caso eles se manifestem, a CBF pode intermediar conversas com a Conmebol — afirmou o presidente da CBF.

Posicionamento dos finalistas

O EXTRA consultou Palmeiras e Flamengo, que preferiram não comentar as declarações de Xaud e, até o momento, não demonstram interesse em tomar qualquer iniciativa nesse sentido. Ambos os clubes deixam a decisão integralmente sob responsabilidade da Conmebol.

De acordo com o blog do jornalista Diogo Dantas, após a classificação do Flamengo — conquistada diante do Racing, na quarta-feira —, dirigentes da Conmebol já informaram ao clube que não há planos para alteração da sede. Inclusive, as pré-inscrições para compra de ingressos já foram abertas nesta semana.