Esportes
Viga de madeira de 1.000 anos com uma face esculpida é descoberta em lago na Polônia (FOTOS)

Uma viga estrutural única do século X esculpida retratando a imagem de um rosto foi retirada do lago Lednica, no centro-oeste da Polônia.
A análise dendrocronológica revelou que a árvore usada para fazer a viga foi cortada entre 960 e 975 d.C., um período em que rostos humanos usados como elementos decorativos eram muito raros. Este é o primeiro artefato de seu tipo do início da Idade Média encontrado na Polônia, avança The History Blog.
O objeto é uma viga de carvalho de 1,34 metro de comprimento com uma face humana esculpida em uma extremidade. É um baixo-relevo de aproximadamente 13,5 cm por 10 cm com uma ranhura curvada acima da testa que, juntamente com a base arredondada da viga sob o queixo, dá ao rosto uma forma oval.
A viga com a face esculpida foi um dos ganchos encontrados. Ganchos foram usados para manter os baluartes juntos contra a pressão do enchimento da terra. Este foi o único com a face esculpida, embora houvesse tantos danos nos elementos de madeira do baluarte que é possível que outras esculturas existiram originalmente, mas foram perdidas.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira