Esportes
Derrocada de penhasco revela adaga ricamente decorada de quase 3.000 anos na Polônia (FOTOS)

Membros da Associação St. Cordula para a Preservação de Monumentos da Polônia descobriram na semana passada uma adaga ricamente decorada associada ao período Hallstatt do início da Idade do Ferro (aproximadamente 800-620 a.C.).
O achado foi feito depois de uma seção de penhasco ter caído ao longo da costa do Báltico, revelando o artefato, detalha The History Blog.
A adaga tem 24,2 cm de comprimento e está decorada com ornamentos intrincados desde o pomo pontiagudo até a ponta da lâmina. O cabo é estriado em faixas largas e finas alternadas.
Adaga intricadamente decorada de Hallstatt, que se estima ter cerca de 3.000 anos, foi descoberta na costa polonesa do mar Báltico em um depósito de argila após a tempestade da semana passada.
"Quanto aos achados na Polônia, não me tinha deparado com tal adaga", disse Grzegorz Kurka, diretor do Museu da História da Terra de Kamien, onde a relíquia foi entregue.
"É uma verdadeira obra de arte", disse ele. "O trabalho de artesanato indica notável habilidade metalúrgica."
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira