Esportes
Cosmonauta russo participa de missão da NASA e da SpaceX para resgatar astronautas presos no espaço
A NASA e a SpaceX lançaram nesta sexta-feira (14) a missão Crew-10 para a Estação Espacial Internacional (ISS), para trazer de volta dois astronautas que ficaram presos no espaço por mais de nove meses após problemas técnicos com a nave espacial Starliner da Boeing. O cosmonauta russo Kirill Peskov participa da missão.
A missão Crew-10 é composta pelas astronautas americanas Anne McClain e Nichole Ayers, pelo astronauta japonês Takuya Onishi e pelo cosmonauta russo Kirill Peskov. O lançamento estava previsto para ontem, mas um problema hidráulico atrasou a partida.
A cápsula Dragon Endurance, decolou por volta de 20h (horário de Brasília) a bordo do foguete Falcon 9, do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Menos de 10 minutos após o lançamento, o foguete Falcon 9 retornou à base com um pouso perfeito, enquanto no segundo estágio a cápsula Dragon se separou e entrou em órbita a caminho da ISS.
Da cápsula no espaço, Peskov, da agência espacial russa Roscosmos, agradeceu à NASA, ao Instituto Ulyanovsk de Aviação Civil, às companhias aéreas russas Ikar e Nordwind, onde começou sua carreira como copiloto, e à sua família.
A chegada da cápsula permitirá que a tripulação da missão Crew-9, que incluía os astronautas Butch Wilmore e Sunita Williams, retornem à Terra após ficarem presos em junho do ano passado devido a problemas com a Starliner.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados