Esportes
Após Dorival prever Brasil na final da Copa de 2026, relembre outras "promessas" de técnicos da seleção
Felipão e Parreira também fizeram promessas para os torcedores brasileiros antes das Copas de 2010 e 2014
O técnico Dorival Júnior esbanjou confiança durante a entrevista coletiva, na última segunda-feira, antes do confronto contra o Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa de 2026. Questionado sobre reconquistar a confiança dos torcedores, o treinador prometeu colocar a seleção brasileira na final da Copa do Mundo daqui a dois anos.
— Não tenho dúvida (que vamos reconquistar o torcedor) e podem esperar que estaremos na final da Copa do Mundo, podem me cobra — cravou o técnico Dorival Júnior.
No entanto, essa não foi a primeira vez que um treinador fez uma promessa para os torcedores brasileiros. O ex-técnico Carlos Alberto Parreira, inclusive, fez o mesmo em duas oportunidades — Na Copa do Mundo de 2010 e de 2014.
Em 2010, quando ainda treinava a seleção da África do Sul, Parreira fez uma previsão para o Mundial daquele ano, onde destacava as principais seleções sul-americanas, mas que não se cumpriu. Na época, o treinador disse que a final da Copa de 2010 seria entre Brasil e Argentina, mas as duas equipes acabaram eliminadas nas quartas de final.
— Acho que veremos Brasil e Argentina na final, mas é preciso ficar de olho no Uruguai, que é uma equipe forte — comentou o treinador, em 2010.
Já em 2014, Parreira, agora como coordenador técnico da seleção brasileira, defendeu o favoritismo do Brasil na Copa do Mundo. Naquela época, o ex-jogador chegou a afirmar que o Brasil já estava com uma mão na taça — o time brasileiro perdeu a semifinal para a Alemanha por 7 a 1.
— Não estamos falando isso da boca para fora. Nós acreditamos mesmo. Em 50, sem dúvida alguma, o fora de campo não ajudou. Em seleção brasileira, me perguntam o que eu aprendi em seis ou sete Copas do Mundo? A primeira coisa é ganhar fora de campo. E não é fácil. Envolve muitas coisas. Operacional, logística, planejamento, relacionamento com o torcedor, com a imprensa, com a própria equipe. Então, nós já estamos com uma mão na taça — disse Parreira.
Antes da Copa do Mundo de 2014, o técnico Felipão também fez a sua promessa para os torcedores. Logo após a convincente vitória da seleção brasileira por 5 a 0 sobre Honduras, em um amistoso, em 2013, Luiz Felipe Scolari mostrou toda sua confiança no grupo de jogadores e afirmou que o Brasil conquistaria o título no Mundial de 2014.
— Não tem pressão sobre o Brasil para ser campeão. O Brasil vai ser campeão — afirmou Felipão.
Nenhuma das três promessas se concretizaram, mas a esperança é que Dorival Júnior seja o primeiro a cumprir com sua palavra. O Brasil volta a campo nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), contra o Paraguai, pela oitava rodada das Eliminatórias da Copa de 2026.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo