Esportes
Multicampeã paraolímpica: inglesa se torna primeira atleta cega a completar travessia do Canal da Mancha
Melanie Barratt fez o trajeto de 33 quilômetros em apenas 12 horas e 20 minutos
Uma medalhista de ouro paralímpica fez história como a primeira mulher cega a nadar através do Canal da Mancha, que liga a Grã-Bretanha ao norte da França. A inglesa Melanie Barratt, de 47 anos, completou o percurso de 33 quilômetros em apenas 12 horas e 20 minutos, superando o tempo esperado de 14 horas.
Pedro pode voltar a jogar ainda esse ano? Entenda a gravidade da lesão que também tirou Neymar dos gramados
Brasileiro é preso acusado de abuso sexual 'recorrente' contra menor de idade em Massachusetts, nos EUA
A atleta já ganhou dois ouros, duas pratas e um bronze na natação nas Paralimpíadas de Atlanta 1996 e Sydney 2000. Ela também é considerada a primeira pessoa cega a nadar no Lago Genebra, que liga a França e a Suíça.
— Por muitos anos, pensei que não conseguiria fazer isso. Espero que isso possa inspirar as pessoas a tentarem — disse Barratt, de acordo com o jornal Inside the Games.
A travessia do canal foi realizada em 28 de agosto e arrecadou £ 17.000 (cerca de R$ 120 mil) apara a British Blind Sport, uma instituição de caridade que ajuda pessoas com deficiência visual a ter acesso a esportes em todo o Reino Unido.
Barratt, 47, descreveu a travessia como "mágica" e contou detalhes do nado. Ela treinou durante três anos para atravessar o Canal da Mancha e chegou chegando a mergulhar em um "barril de uísque cheio de água fria" em seu jardim para desenvolver tolerância às baixas temperaturas quando não tinha acesso a águas abertas.
— É um daqueles dias na sua vida que você nunca esquece. Isso me dá uma sensação muito calorosa por dentro, uma sensação de satisfação. Sou a primeira mulher cega a atravessar o Canal a nado. Às vezes, tenho dificuldade para compreender.
Ao navegar pelo Canal, ela usou fones de ouvido condutores ósseos para guiá-la por obstáculos como madeira, algas e águas-vivas. Barratt foi apoiada por uma equipe.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo