Esportes
Bola de Ouro: Messi e Cristiano Ronaldo ficam fora dos indicados pela primeira vez em 21 anos
Dupla protagonizou o prêmio nas últimas duas décadas
Fim de uma era na Bola de Ouro. Com os 30 nomes indicados à premiação de melhor jogador divulgados pela premiação da revista France Football (este ano, em parceria com a Uefa) nesta quarta-feira, as ausências de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo quebraram uma sequência de duas décadas: é a primeira vez desde 2003 que um dos dois ou a dupla não aparece na lista da premiação.
Vencedores de 13 das últimas 15 edições, as ausências do argentino e do português foi registrada pela própria premiação, que atribuiu as ausências à menor influência dos atletas em suas equipes e seleções. Messi tem oito bolas de ouro no currículo (2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019, 2021 e 2023). Cristiano têm cinco (2008, 2013, 2014, 2016 e 2017). São os maiores colecionadores do prêmio na história.
A dupla, que travou várias disputas pelo prêmio nas últimas duas décadas, também registra mais pódios na premiação. Messi foi segundo colocado em cinco oportunidades e terceiro em uma, totalizando 14 pódios. Já Cristiano foi seis vezes segundo colocado e uma vez terceiro, somando 13.
Ambos vivem os anos finais de carreira, embora sigam em atividade por suas seleções. Aos 39 anos, Cristiano Ronaldo atua pelo Al-Nassr, da Arábia Saudita. Já Messi, aos 37, é jogador do Inter Miami, dos Estados Unidos.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo