Esportes
Ex-parceiros de Schumacher na Ferrari, Massa e Barrichello serão rivais em evento da Stock Car de BH
Realização do evento inaugura segunda metade da temporada de 2024 da modalidade
Um evento automobilístico marcado para ocorrer entre os dias 15 a 18 de agosto, em Belo Horizonte, contará com a presença de dois ex-pilotos da Fórmula 1 que foram parceiros de Michael Schumacher na modalidade: Felipe Massa e Rubens Barrichello, mas agora em posição de rivais.
Veja: Arsenal bane 24 torcedores por comportamento abusivo e discriminatório na temporada 2023/24
Saiba mais: Corredora britânica revela ter participado da maratona de Paris-2024 com a perna quebrada
Chamado de BH Stock Festival, a disputa marca a abertura da segunda metade da temporada de 2024 do esporte e conta com um circuito batizado de Toninho da Matta, que contorna o Mineirão, na Região da Pampulha, e tem 3.200 metros.
A corrida contará também com outros expoentes da modalidade como Júlio Campos, Cacá Bueno, Nelson Piquet Jr., Ricardo Maurício, Felipe Fraga, Gabriel Casagrande, Ricardo Zonta, entre outros. Campos, da Pole Motorsport, inclusive, é o líder do campeonato com 499 pontos. Na vice-liderança, aparece Zonta, da RCM Motosport, com uma diferença de apenas cinco pontos.
Os pilotos serão divididos em sete grupos, com quatro profissionais em cada, entrando separadamente para disputar a melhor posição na corrida. A partir desta quinta-feira, às 13 horas, os pilotos farão o reconhecimento do percurso de Belo Horizonte. Eles retornam à pista às 14h45, em uma rodada teste, com 30 minutos para cada grupo de profissionais.
Na sexta-feira, o dia será de treinos livres, com sessões pela manhã, às 10 horas, e na parte da tarde, às 15h10. A prova começa na manhã de sábado, às 10h35, e terá duração de 30 minutos, mais uma volta.
Montado em um circuito urbano adaptado, essa etapa da Stock Car pode ser desafiadora para pilotos menos experientes como Zezinho Muggiati, que nunca correu nessas condições. Alguns dos veteranos chegaram a disputar circuitos semelhantes em Salvador, na Bahia, e em Ribeirão Preto, entre 2009 e 2015.
Realização do evento foi alvo de disputas
Em março desse ano, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) recorreu aos Ministérios Públicos Estadual e Federal para impedir a realização de uma prova da Stock Car no entorno do estádio Mineirão e ao lado da instituição de ensino.
No ofício, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida dizia que a universidade não foi notificada formalmente sobre as datas do evento, previsto para agosto, e das providências para bloqueio do seu entorno, o que pode causar impacto no deslocamento de alunos, professores e funcionários.
Outra preocupação é com o ruído. A prova de automobilismo será realizada perto do hospital veterinário da UFMG, onde animais ficam internados em recuperação. O documento foi encaminhado ao procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, e ao procurador da República, Carlos Bruno Ferreira da Silva. O Ministério Público de Minas Gerais já informou que fará a mediação do caso, uma vez que a prefeitura de Belo Horizonte fez um pedido de solução extrajudicial para a questão.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
-
5MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola