Esportes

Jovem de 15 anos se torna o mais jovem britânico a obter título de grão-mestre no xadrez

Família de Shreyas Royal enfrentou batalha para permanecer no país após visto de trabalho dele ter expirado; eles teriam que deixar o país, onde viviam desde 2012

Agência O Globo - GLOBO 05/08/2024
Jovem de 15 anos se torna o mais jovem britânico a obter título de grão-mestre no xadrez
Shreyas Royal - Foto: Reprodução

O jovem prodígio Shreyas Royal, de apenas 15 anos, alcançou um feito marcante nesta segunda-feira, ao se tornar o britânico mais jovem a alcançar o título de grão-mestre no xadrez. A premiação ocorreu após o jovem conquistar, neste domingo, a sua terceira "norma" (desempenho de alto nível que jogador deve atingir após um determinado número de partidas). O título de grão-mestre vem após a conquista da terceira conquista do tipo, com Royal tendo conquistado as outras duas no Aberto da Baviera, em 2022, e em Londres, em dezembro do ano passado.

Prodígio: indiano de 8 anos se torna o mais jovem a vencer grão-mestre de xadrez

Recorde: menino de 10 anos se torna o mestre internacional mais jovem da história do xadrez

"Estou extremamente orgulhoso de Shreyas. É uma grande conquista para ele e uma pela qual ele vem trabalhando há muitos anos. Ser o mais jovem grande mestre britânico é fantástico", disse Jitendra Singh, pai de Royal.

"Grão- mestre!!! Depois de 5 erros por pouco, finalmente conquistei minha norma final no Campeonato Britânico de Xadrez. Tem sido realmente uma jornada notável e não posso agradecer o suficiente a todos que me ajudaram", celebrou Royal em suas redes sociais.

Segundo o jornal britânico Tha Guaridan, a família de Shreyas enfrentou uma batalha para permanecer no país após o visto de trabalho de Singh ter expirado, com o filho tendo que deixar o país, onde vivia desde os três anos.

Em seguida, a família do jovem prodígio teria de retornar à Índia, a menos que Singh garantisse um emprego que o pagasse mais de 120 mil libras (mais de 875 mil na cotação atual). Eles, então, recorreram ao Ministério do Interior "alegando que Shreyas era um ativo nacional que poderia se tornar o primeiro campeão mundial de xadrez da Inglaterra", segundo o Guardian, mas não tiveram sucesso.

Ex-campeã júnior de xadrez e então deputada trabalhista, chanceler Rachel Reeves e o deputado Matthew Pennycoo, eleito por Greenwich e Woolwich, onde Shreyas morava, escreveram a dois ministros, pedindo que deixassem o menino ficar.

O caso foi reconsiderado, e Singh receberia um visto para trabalhadores qualificados e autorização para permanecer, com a família também ganhando uma cidadania britânica. Em agosto do ano passado, Shreyas foi convidado a enfrentar Rishi Sunak, então primeiro-ministro, em cerimônia para marcar a decisão do governo de investir 1 milhão de libras no xadrez.