Esportes

Adson se firma no ataque e vira principal criador de jogadas do Vasco

Apesar da derrota para o Bahia, meia-atacante foi um dos grandes nomes do jogo na Fonte Nova

Agência O Globo - GLOBO 27/06/2024
Adson se firma no ataque e vira principal criador de jogadas do Vasco
Adson se firma no ataque e vira principal criador de jogadas do Vasco - Foto: Reprodução/internet

A noite foi de frustração para o Vasco após derrota por 2 a 1 para o Bahia, na Fonte Nova. Mas a postura competitiva do Vasco tem mostrado a nova identidade do cruz-maltino, letal nos contra-ataques. Uma proposta que funciona muito pelo bom momento do meia-atacante Adson.

Em Salvador, o meia-atacante de 23 anos fez sua quarta partida consecutiva como titular do cruz-maltino. Foram dele os passes centrais do contra-ataque cruz-maltino que terminou no gol de Paulo Henrique. O primeiro, para o próprio lateral-direito, e o segundo, para Piton cruzar e Paulo completar.

Segundo o Sofascore, Adson terminou a partida com 33 ações com a bola, um passe-chave e uma grande chance criada. Contra o São Paulo, ele já havia dado a assistência para o gol de Guilherme Estrella, o segundo da partida. Além de ter infiltrado e cruzado na jogada que deu origem ao gol contra tricolor.

A adaptação até aqui não foi fácil. Contratado por 25 milhões de reais junto ao Nantes, o meia-atacante sofreu com lesões e com mudanças de posição. Até aqui, são 22 jogos (10 como titular), com dois gols e uma assistência.

Agora, Adson parece ter encontrado sua ideia de jogo e virou o principal articulador do jogo em transição pelo Vasco. São dele as principais tomadas de decisão no último terço do campo, seja em velocidade, seja nos passes. No Brasileirão, tem 82% de acerto nos passes no campo adversário. Na métrica de xA, de assistências esperadas por partida, aparece com 1,46 no Sofascore.