Esportes
Torcedores resgatam 'ajuda' de Guardiola a Joe Mazzulla, técnico campeão da NBA com os Celtics: 'Como mover os jogadores'
Técnicos mantêm amizade e foram vistos conversando antes do jogo 1 das finais
Campeão da NBA nesta segunda-feira ao vencer o Dallas Mavericks por 106 a 88 (4 a 1 na série), o Boston Celtics consagrou também o técnico Joe Mazulla, um dos grandes nomes da campanha na temporada. Nas redes sociais, torcedores que acompanharam a decisão resgataram uma "ajudinha" que o comandante teve de um representante do futebol: Pep Guardiola.
Atual campeão inglês com o Manchester City, Pep é amigo próximo de Mazulla. Há cerca de duas semanas, antes do primeiro jogo das finais, os dois foram fotografados conversando no TD Garden. Na entrevista coletiva, ele foi questionado sobre o encontro:
— É uma grande pessoa, um grande treinador. Traz humildade, alegria, ética de trabalho e intensidade. Construímos uma amizade, sou muito grato por isso. Gosto de pensar que nos fazemos evoluir. Foi ótimo tê-lo aqui, que ele tenha passado um pouco da sua sabedoria. Passei um tempo com ele — explicou, brevemente.
Em outra resposta, Mazulla falava sobre a importância do espaçamento em quadra para sua ideia de jogo. Foi aí que revelou os conselhos do amigo dos gramados:
— O espaçamento em quadra pode manipular o tipo de arremessos que você consegue fazer em quadra e as decisões que consegue tomar. Essa é uma das lutas. A defesa de Dallas é uma das mais inteligentes da liga, conseguem manipular seu espaçamento com as rotações e com os jogadores. Precisamos ser criativos e disciplinados em nosso espaçamento para que a gente possa contra-atacar nesse ponto. Foi nesse tipo de coisa que Pep me ajudou, no espaçamento, é muito importante. As transições, como você move os jogadores na quadra.
Assista à resposta a partir de 4m18s:
Pep assistiu o primeiro jogo da série no TD Garden, que terminou com vitória por 107 a 89 dos Celtics. Esse não foi o primeiro encontro público entre os dois: em fevereiro, Mazulla visitou o Manchester City e chegou a trocar camisas com o catalão.
— Para mim, o basquete tem os mesmos princípios que o contra-ataque no futebol. Estudo muito o City e o Pep. Ele é o melhor treinador de todos os esportes. Teve uma influência muito marcante em mim — declarou ao The Athletic, na ocasião.
Aos 35 anos, Joe Mazulla se tornou o técnico mais novo a comandar um time campeão da NBA desde Bill Russell em 1968, também com os Celtics, como treinador e atleta.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo