Esportes

Mike Tyson enfrenta riscos de saúde e úlcera enquanto treina para luta contra Jake Paul, diz jornal

Boxeador teria passado mal no fim de semana passado, durante uma viagem de avião

Agência O Globo - GLOBO 31/05/2024
Mike Tyson enfrenta riscos de saúde e úlcera enquanto treina para luta contra Jake Paul, diz jornal
Mike Tyson enfrenta riscos de saúde e úlcera enquanto treina para luta contra Jake Paul, diz jornal - Foto: Reprodução/internet

Um médico do conselho administrativo da Associação Americana de Gastroenterologia afirma que Mike Tyson deveria adiar sua luta com Jake Paul, marcada para dia 20 de julho, após o lutador sofrer uma crise de úlcera. Segundo a assessoria de imprensa do boxeador, ele teria passado mal no fim de semana passado, durante uma viagem de avião.

O incidente médico ocorreu no domingo, quando Tyson estava em um vôo de Miami para Los Angeles. “Ele ficou enjoado e tonto devido a um surto de úlcera 30 minutos antes do pouso”, de acordo com um comunicado divulgado na segunda-feira pela assessoria de imprensa de Tyson.

A companhia aérea American Airlines emitiu um comunicado dizendo que uma equipe de socorristas entrou no avião logo após o pouso. Tyson estava vomitando, fraco e tonto e foi transportado para um hospital local, de acordo com o Corpo de Bombeiros de Los Angeles.

A declaração divulgada pela assessoria do lutador afirmou também que sua recuperação era positiva, mas não forneceu mais detalhes sobre a ida ao hospital ou sobre a crise de úlcera.

Opinião médica

De acordo com o jornal americano USA Today Sports, que consultou médicos especializados em gastroenterologia, o boxeador de 57 anos deveria adiar a luta contra o youtuber Jake Paul, que acontece em Dallas, nos EUA, em menos de dois meses.

Segundo os médicos, Tyson precisa de quatro a seis semanas para cicatrizar a úlcera ou corre o risco de uma cirurgia de emergência, caso o problema piorar e perfurar a parede do estômago. A rotina de treinamento rigoroso, sem dar tempo para a úlcera curar totalmente, pode causar sangramento e pode facilitar a piora do quadro.

No entanto, os médicos afirmam que, sem o resultado do hospital, não é possível confirmar ainda se o quadro de Tyson realmente se trata de uma úlcera, com base nos sintomas relatados: tontura, náusea, vômito e fraqueza. Serão necessários exames médicos para determinar se os sintomas resultam de uma úlcera e não de outra coisa, como cólica estomacal, intoxicação alimentar ou inflamação, segundo os médicos.

Na terça-feira, menos de 48 horas após o incidente, as contas de Tyson no X e no Instagram publicaram uma frase sobre a luta contra o youtuber: “Agora me sinto 100%, embora não precise estar para vencer Jake Paul”.

A luta de Mike Tyson e Jake Paul está em perigo?

A assessoria do boxeador não se manifestou a respeito do problema de saúde, e se isso afetará seus preparativos para a luta, que será realizada no AT&T Stadium, no Texas, e transmitida ao vivo na Netflix.

O Departamento de Licenciamento e Regulamentação do Texas (TDLR), que regulamenta os esportes de combate no Texas, disse ao USA TODAY Sports que a luta continua com sinal verde.

“O TDLR está ciente do episódio envolvendo o Tyson”, disse Tela Mange, Diretora de Comunicações do TDLR ao jornal americano. “Estamos em comunicação com o acampamento e, até o momento, não houve alteração no evento programado. Tyson e Paul atenderam aos requisitos médicos para este evento e são licenciados no Texas. Como fazemos antes de qualquer evento esportivo combativo, o TDLR realizará exames físicos pré-luta para garantir a saúde de ambos os lutadores.”