Esportes
Mike Tyson enfrenta riscos de saúde e úlcera enquanto treina para luta contra Jake Paul, diz jornal
Boxeador teria passado mal no fim de semana passado, durante uma viagem de avião
Um médico do conselho administrativo da Associação Americana de Gastroenterologia afirma que Mike Tyson deveria adiar sua luta com Jake Paul, marcada para dia 20 de julho, após o lutador sofrer uma crise de úlcera. Segundo a assessoria de imprensa do boxeador, ele teria passado mal no fim de semana passado, durante uma viagem de avião.
O incidente médico ocorreu no domingo, quando Tyson estava em um vôo de Miami para Los Angeles. “Ele ficou enjoado e tonto devido a um surto de úlcera 30 minutos antes do pouso”, de acordo com um comunicado divulgado na segunda-feira pela assessoria de imprensa de Tyson.
A companhia aérea American Airlines emitiu um comunicado dizendo que uma equipe de socorristas entrou no avião logo após o pouso. Tyson estava vomitando, fraco e tonto e foi transportado para um hospital local, de acordo com o Corpo de Bombeiros de Los Angeles.
A declaração divulgada pela assessoria do lutador afirmou também que sua recuperação era positiva, mas não forneceu mais detalhes sobre a ida ao hospital ou sobre a crise de úlcera.
Opinião médica
De acordo com o jornal americano USA Today Sports, que consultou médicos especializados em gastroenterologia, o boxeador de 57 anos deveria adiar a luta contra o youtuber Jake Paul, que acontece em Dallas, nos EUA, em menos de dois meses.
Segundo os médicos, Tyson precisa de quatro a seis semanas para cicatrizar a úlcera ou corre o risco de uma cirurgia de emergência, caso o problema piorar e perfurar a parede do estômago. A rotina de treinamento rigoroso, sem dar tempo para a úlcera curar totalmente, pode causar sangramento e pode facilitar a piora do quadro.
No entanto, os médicos afirmam que, sem o resultado do hospital, não é possível confirmar ainda se o quadro de Tyson realmente se trata de uma úlcera, com base nos sintomas relatados: tontura, náusea, vômito e fraqueza. Serão necessários exames médicos para determinar se os sintomas resultam de uma úlcera e não de outra coisa, como cólica estomacal, intoxicação alimentar ou inflamação, segundo os médicos.
Na terça-feira, menos de 48 horas após o incidente, as contas de Tyson no X e no Instagram publicaram uma frase sobre a luta contra o youtuber: “Agora me sinto 100%, embora não precise estar para vencer Jake Paul”.
A luta de Mike Tyson e Jake Paul está em perigo?
A assessoria do boxeador não se manifestou a respeito do problema de saúde, e se isso afetará seus preparativos para a luta, que será realizada no AT&T Stadium, no Texas, e transmitida ao vivo na Netflix.
O Departamento de Licenciamento e Regulamentação do Texas (TDLR), que regulamenta os esportes de combate no Texas, disse ao USA TODAY Sports que a luta continua com sinal verde.
“O TDLR está ciente do episódio envolvendo o Tyson”, disse Tela Mange, Diretora de Comunicações do TDLR ao jornal americano. “Estamos em comunicação com o acampamento e, até o momento, não houve alteração no evento programado. Tyson e Paul atenderam aos requisitos médicos para este evento e são licenciados no Texas. Como fazemos antes de qualquer evento esportivo combativo, o TDLR realizará exames físicos pré-luta para garantir a saúde de ambos os lutadores.”
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico