Esportes
Thiago Braz está fora das Olimpíadas de Paris após confirmação de doping
Medalhista de ouro do salto com vara foi suspenso por 16 meses ao testar poitivo para a substância ostarina em julho de 2023
O campeão olímpico do salto com vara Thiago Braz, de 30 anos, está fora das Olimpíadas de Paris e afastado oficialmente das competições até novembro deste ano. Nesta terça-feira, a World Athletics, entidade máxima do atletismo, confirmou que o brasileiro violou as regras antidoping da modalidade. Ele já estava suspenso provisoriamente depois de testar positivo para a substância ostarina em exame realizado no dia 2 de julho de 2023.
A Unidade de Integridade do Atletismo (Athletics Integrity Unit) pediu a suspensão de quatro anos e avalia entrar com recurso para aumentar a punição momentânea. Segundo o órgão independente, Thiago agiu com "intenção indireta" e foi "imprudente", uma vez que os atletas estão cientes dos riscos no uso de suplementos de farmácias de manipulação. Por outro lado, o Tribunal Disciplinar concluiu que Thiago consumiu a substância por orientação da sua equipe médica, o que não é caso de "falha ou negligência significativa".
O medalhista de ouro é um dos destaques mundiais do salto com vara. Além da conquista nos Jogos Olímpicos do Rio de 2016, ele foi bronze em Tóquio e prata no mundial de atletismo indoor de Belgrado, na Sérvia, em 2022.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo