Esportes
Após largada com grave acidente, o pole Leclerc vence pela primeira vez o GP de Mônaco
Primeiro monegasco a vencer em Monte Carlo em 74 anos, piloto da Ferrari conquistou primeiro pódio da carreira no Principado
Pela primeira vez na história, um piloto monegasco conquistou a vitória em casa na Fórmula 1. Charles Leclerc permaneceu na primeira colocação durante todo o GP de Mônaco, neste domingo, e também quebrou o jejum de quase dois anos sem vencer. Oscar Piastri, da McLaren, e Carlos Sainz, da Ferrari, fecharam o pódio deste domingo.
O último local a vencer no GP de Mônaco foi Louis Chiron, em 1931, ainda antes da criação da categoria.
Além da façanha de vencer em casa, o piloto da Ferrari estava sem vencer desde 2022. Leclerc carregava uma sequência de 16 pódios sem ficar no lugar mais alto.
GP de Mônaco teve bandeira vermelha logo após a largada, por causa de uma batida no fundo do grid envolvendo Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen, da Haas, e Sergio Pérez, da Red Bull. Pérez teve o carro tocado na segunda volta por Magnussen, rodou e levou os dois outros carros. A batida foi violenta, deixou o carro do mexicano completamente destruído, restando praticamente apenas a célula de sobrevivência. Apesar do impacto do choque, ele está bem e já deixou o carro sozinho.
Após 40 minutos de paralisação e com quatro pilotos fora no primeiro giro de Monte Carlo (Ocon tocou em Gasly e teve danos no assoalho), a corrida começou de vez para uma sequência sem muitas ultrapassagens. Leclerc colocou pneus duros durante a bandeira vermelha para aguentar por mais tempo na liderança. Ele foi o pol position (e impediu Max Verstappen de quebrar um recorde histórico). O holandês da Red Bull vinha de oito poles seguidas, o que o fez igualar uma marca de Ayrton Senna.
Verstappen, atual tricampeão, largou em sexto em Mônaco. O piloto já não esperava muito da corrida. Permaneceu na mesma posição durante toda a prova. O holandês chegou a falar no rádio que queria um travesseiro na corrida, que ele achava chata.
O GP de Mônaco deste final de semana teve homenagens ao brasileiro Ayrton Senna, que venceu seis vezes neste circuito. O piloto morto há 30 anos ainda é o maior vencedor no Principado.
Atualmente, Lewis Hamilton é o piloto do grid com mais vitórias no Principado de Mônaco, com três conquistas (2008, 2016 e 2019), seguido por Fernando Alonso (2006 e 2007) e Max Verstappen (2021 e 2023), ambos com duas vitórias.
Esta é uma das mais tradicionais corridas do circuito. Desde 1950, o GP no Principado faz parte do calendário da competição. Localizado na riviera francesa, o circuito de Monte Carlo é o mais curto na F-1, com 3.337 km de extensão, e o que tem mais voltas, com 78.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo