Esportes
Maya Massafera: o que dizia "entrevista" polêmica que rendeu indenização milionária à família
Conversa inexistente com o ex-piloto, que sofreu grave acidente de esqui em dezembro de 2013, foi gerada por inteligência artificial
A revista alemã Die Aktuelle publicou, em 15 de abril de 2023, o que seria uma "entrevista" com o ex-piloto da Fórmula 1 Michael Schumacher. À época, a matéria foi anunciada com o status da primeira aparição pública do alemão após o grave acidente de esqui em 2013. Acontece que ele não foi ouvido, já que as respostas foram geradas por um chat de inteligência artificial. A falsa conversa trazia citações sobre a fatalidade e sentimentos familiares.
Ciente da publicação, a família ganhou recentemente uma indenização de 200 mil euros (cerca de R$ 1,1 milhão na cotação atual), em processo movido contra o veículo no ano passado.
A revista colocou a seguinte manchete: "Nada de meias sentenças parcas e nebulosas de amigos. Mas respostas dele! Por Michael Schumacher, 54". Uma das respostas de Schumacher, via inteligência artificial, foi justamente sobre o acidente.
— Minha vida mudou completamente desde então (o acidente). Foi uma época terrível para minha esposa, meus filhos e toda a família... fiquei tão gravemente ferido que fiquei em uma espécie de coma artificial por meses, porque meu corpo não teria lidado com isso de outra forma. Eu estava passando por um momento difícil, mas a equipe do hospital conseguiu me levar de volta para minha família — respondeu o chat de inteligência artificial.
Somente ao final da matéria, a revista revela que um chat de inteligência artificial produziu as respostas. Enquanto na primeira página da versão impressa, há a seguinte frase: "parece enganosamente real", que soa como um "disclaimer".
Além disso, a tecnologia gerou declarações do heptacampeão mundial sobre o suposto apoio da família durante o período hospitalizado.
— Minha esposa e meus filhos foram uma bênção e eu não poderia ter superado isso sem eles. É claro que eles também estão muito tristes sobre como tudo correu, mas a vida é assim, infelizmente, às vezes temos que aceitar as coisas que correm mal. Eles me apoiaram e ficaram firmemente ao meu lado — diz um trecho da entrevista falsa, atribuído ao alemão.
Desde a fatalidade em 2013, não há informações oficiais sobre o real estado de saúde de Schumacher.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo