Esportes
Classificados na Libertadores, Fluminense e Botafogo terão semana inteira para trabalhar após um mês
Respiro no calendário se dá pela paralisação forçada no Brasileirão. Equipes poderão fazer ajustes e tratar lesionados com mais tranquilidade
A semana foi de alívio para Botafogo e Fluminense, que garantiram suas classificações às oitavas de final da Libertadores com uma rodada de antecedência — o tricolor se firmou como líder de seu grupo. Com a pausa do Brasileirão, definida pela CBF por conta das chuvas no Rio Grande do Sul, ambos só voltam a campo na próxima quarta-feira, pela Copa do Brasil, e terão tempo para recarregar as baterias, algo que tem sido difícil para quem está tentando conciliar três competições.
E também: Com gols de Marcelo e Ganso, Fluminense bate Cerro Porteño e garante classificação na Libertadores
A vitória alvinegra por 1 a 0 sobre o Universitario prova que a equipe de Artur Jorge nunca esteve tão bem, mostrando mais consistência e conseguindo resultados mesmo em atuações sem brilho. Com o jogo contra o Corinthians adiado, o foco maior será em seguir a recuperação de nomes como Eduardo, Tiquinho e Marçal. Autor do gol da vitória em Lima, Jeffinho chegou ao Rio de muletas — o clube não revelou o motivo — e será melhor avaliado pelo departamento médico.
Do dia 11 de abril até a última quinta-feira, foram 11 partidas quase que sem respiro. Após sete delas seguidas no Rio de Janeiro, o alvinegro havia preparado logística especial para encarara longa sequência fora. O próximo compromisso passa a ser o jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, contra o Vitória, às 19h, no Barradão.
O triunfo por 1 a 0 no Rio torna a visita a Salvador ainda perigosa, mas a confiança está em alta e haverá uma semana de foco exclusivo. O momento é de tranquilidade em General Severiano.
Já o Fluminense, como Fernando Diniz destacou após a vitória sobre o Cerro Porteño por 2 a 1, no Maracanã, precisa de paciência neste momento. Dentro da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, segue precisando encontrar o melhor futebol em 2024. Ao mesmo tempo, as vitórias têm vindo no torneio continental, do qual o tricolor é o atual campeão.
Na Copa do Brasil, a classificação parece encaminhada após o 2 a 0 aplicado no Sampaio Corrêa. O jogo de volta será também às 19h de quarta-feira, no Maracanã. Isso ajuda a explicar um momento de certa calmaria, apesar da forte cobrança dos torcedores tricolores.
Uma sequência de 11 partidas vinha desde o dia 9 de abril e muitas lesões ainda afetam a equipe — André, Samuel Xavier, Marquinhos, Manoel e Marlon estão em tratamento —, o que levou o treinador a precisar alterar bruscamente a escalação em algumas oportunidades. Ainda assim, o grupo ainda tem algum crédito a utilizar.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo