Esportes

Clubes da Liga Forte União oficializam posição a favor da paralisação do Campeonato Brasileiro

Por meio de nota conjunta nas redes sociais, eles pediram que não hajam jogos até 31 de maio

Agência O Globo - EXTRA 14/05/2024
Clubes da Liga Forte União oficializam posição a favor da paralisação do Campeonato Brasileiro
Clubes da Liga Forte União oficializam posição a favor da paralisação do Campeonato Brasileiro - Foto: Reprodução / internet

Os clubes que compõem a Liga Forte União oficializaram sua posição a favor da paralisação imediata do Campeonato Brasileiro, até o dia 31 de maio, em função das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul. Eles responderam ao ofício da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que solicitou um posicionamento formal.

No sábado, a reportagem do GLOBO já havia confirmado tal posição, que foi protocolada através de nota conjunta nas redes sociais, na noite desta segunda-feira.

Athletico, América-MG, Atlético-GO, Avaí, Botafogo, Botafogo-SP, Brusque, Chapecoense, Ceará, Criciúma, CRB, Cruzeiro, CSA, Cuiabá, Figueirense, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Ituano, Juventude, Londrina, Mirassol, Náutico, Novorizontino, Operário-PR, Ponte Preta, Sport, Tombense, Vasco e Vila Nova são os times que fazem parte da Liga Forte União.

Destes, 11 fazem parte da Série A desta temporada. O Athletico tinha sido contra a paralisação do Brasileirão, em um primeiro momento, mas mudou de ideia e agora está a favor da decisão.

Além dele, Palmeiras, Flamengo e São Paulo também se manifestaram contra a suspensão e ainda não mudaram de ideia.

Embora não tenham se manifestado com clareza, a grande maioria das equipes não tinham se solidarizado nesse sentido com Grêmio, Inter e Juventude e temeram que o adiamento do torneio impactasse na disputa deles próprios no Brasileiro e em outras competições.

Veja nota da Liga Forte União:

Nesta segunda-feira, todos os clubes da Liga Forte União na Série A se posicionaram perante o ofício enviado pela Confederação Brasileira de Futebol. De forma unânime e em bloco, todos são a favor da paralisação imediata do Campeonato Brasileiro até a data de 31 de maio de 2024. A paralisação se faz necessária como medida humanitária, consensual e de justiça de competição.