Esportes

777 Parterns vai colocar Standard de Liège à venda, diz jornalista belga

Fundo de investimentos norte-americano está empenhado em encontrar um potencial comprador para o clube belga. Jogo da equipe foi adiado por protesto de torcedores que pedem saída da empresa

Agência O Globo - GLOBO 10/05/2024
777 Parterns vai colocar Standard de Liège à venda, diz jornalista belga
Foto: Daniel Ramalho/Vasco

A situação da 777 Parterns, dona da SAF do Vasco, não está conturbada apenas no Brasil. De acordo com o jornalista Sacha Tavolieri, a empresa norte-americana vai colocar o Standard de Liège-BEL à venda e tem tido conversas com possíveis compradores, incluíndo Bill Foley — dono do Bournemouth-ING.

Copa América: veja datas e adversários dos jogos do Brasil

Adeus: campeão do US Open em 2020, Dominic Thiem anuncia aposentadoria ao final desta temporada

A intenção de vender o clube acontece em meio à escândalos envolvendo as duas partes. Na última segunda-feira, a imprensa belga noticiou que o antigo dono e os acionistas do Standard de Liège decidiram se unir contra o fundo americano na Justiça. O motivo é o atraso no pagamento aos acionistas de uma parcela de 3,5 milhões de euros (R$ 19 milhões) vencida em 15 de abril; e de quantia idêntica ao ex-dono, Bruno Venanzi, justamente pela venda do clube — que tinha prazo até 20 de abril.

De acordo com o site belga RTBF, Venanzi está disposto a ir ao tribunal de arbitragem e mediação comercial se a 777 contestar os valores devidos. Neste caso, ele pode pedir a apreensão de bens ligados ao fundo de investimentos americano no país.

Todos os escândalos envolvendo o dono da SAF do Vasco podem ter interferido na estrutura interna do fundo de investimentos norte-americano. Segundo os jornalistas Paul Brown e Philippe Auclair, do Josimar, Josh Wander e Steve Pasko foram afastados da direção da divisão de futebol da 777 Partners, depois de especialistas em falências terem sido chamados para analisar o caso da empresa.

O desafeto com o fundo de investimentos norte-americano não vem apenas dos ex-acionistas do clube belga. Nesta sexta-feira, torcedores do Standard Liège impediram — em forme de protesto — que o clube jogasse pelo campeonato nacional do país contra o Westerlo-BEL. Eles clamam para que que a 777 deixe a administração da instituição, que já dura mais de dois anos. A informação é do Globo Esporte.

A torcida do Liège impediu que o ônibus com os jogadores chegasse ao estádio Sclessin, onde a partida seria realizada, bloqueando a saída do veículo do centro de treinamento para o local jogo. Após o ocorrido, eles ainda se pronunciaram sobre a situação envolvendo o clube e a 777, através de um comunicado à imprensa local.

— Vivemos os momentos mais sombrios da história do clube! Esta sociedade mafiosa que consiste em fazer circular fluxos financeiros de uma empresa para outra sem nunca investir no bom funcionamento destas, é hoje forçada pelas suas ações fraudulentas e o resultado é implacável — disseram os torcedores.