Esportes
De Rossi tenta se tornar o primeiro campeão do mundo pela Itália de 2006 a conquistar um título europeu como treinador
Para seguir brigando pela marca inédita, o técnico da Roma precisa vencer o Bayer Leverskusen por três gols de diferença. A equipe alemã ainda está invicta na atual temporada
A tentativa de ex-jogadores tentarem seguir uma carreira à beira do campo, após a aposentadoria, não é nenhuma novidade no mundo futebolístico. Alguns dos nomes mais respeitados da função seguiram este caminho e o atual comandante da Roma, Daniele de Rossi, tenta entrar nesta lista. Na semifinal da Liga Europa, o italiano busca se tornar o primeiro do elenco campeão do mundo — em 2006 — a conquistar um título europeu.
Dos 14 jogadores italianos que estiveram em campo na final da Copa do Mundo de 2006, contra a França, apenas Buffon — que se aposentou ao fim da última temporada — e Perotta ainda não fizeram uma tentativa à beira do campo. Pirlo e Gattuso foram os únicos que assumiram clubes de elite, mas não conseguiram conquistar um título com Milan e Juventus, respectivamente. De Rossi entrou na partida aos 15 minutos da etapa final. Apesar de não se titular, o volante era uma espécie de 12º jogador da equipe.
De todos os convocados da Itália para a Copa do Mundo de 2006, apenas Filippo Inzaghi conquistou um título de expressão como treinador. O ex-atacante, que disputou apenas uma partida naquele mundial, foi campeão do Campeonato Italiano 23/24 com a Inter de Milão-ITA.
Na temporada passada, Inzaghi esbarrou na trave de conquistar a Liga dos Campeões, ao ser derrotado para o Manchester City-ING por 1 a 0 na final. Agora, De Rossi tenta ser o primeiro do plantel italiano vencer a Liga Europa para se tornar o primeiro do plantel a conquistar um título europeu à beira do campo.
Para conseguir este feito inédito, o treinador da Roma terá que superar uma missão quase impossível: derrotar o Bayer Leverkusen-ALE por, pelo menos, três gols de diferença, fora de casa. A equipe ainda não foi derrotada nas 48 partidas que disputou na temporada, até o momento. Campeões inéditos da liga nacional, com cinco rodadas de antecedência, e na final da Copa da Alemanha, o time sensação do mundo tenta conquistar a trica de títulos.
Uma semelhança entre Roma e Bayer, é que os dois são comandados por campeões da Copa do Mundo. O treinador da equipe alemã, Xabi Alonso, também conquistou a competição — em 2010 — com a seleção espanhola, uma edição após o título italiano. Ambos estão em seu primeiro trabalho como técnico de um time profissional. No entanto, Xabi já está na sua segunda temporada à frente do clube alemão, enquanto De Rossi assumiu o cargo há menos de quatro meses, substituindo José Mourinho.
Desde que assumiu a Roma, em janeiro de 2024, De Rossi tem feito um bom trabalho. O campeão do mundo tem 12 vitórias e apenas três derrotas nas 20 partidas que esteve à frente da equipe. Além de chegar à semifinal da Liga Europa, o ex-volante conseguiu pular três posições no Campeonato Italiano e está a quatro pontos do Bologna, último time na zona de classificação para a próxima Liga dos Campeões. Faltam três rodadas para o fim da competição nacional.
Roma e Bayer Leverkusen se enfrentam nesta quinta-feira, às 16h, no BayArena, e em partida válida pela volta da semifinal da Liga Europa. Após ser derrotado por 2 a 0 dentro de casa, a equipe italiana não só terá que interromper a invencibilidade do adversário, na temporada, como também aplicar uma goleada. Em caso de vitória por dois gols de diferença, o jogo irá para prorrogação e se necessário, será decidido na disputa por pênaltis.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado