Esportes

Três anos antes de infarto, Tande fez campanha pela saúde cardiovascular da mulher

Ex-jogador de vôlei se recupera no hospital após sofrer ataque cardíaco na última sexta-feira

Agência O Globo - GLOBO 16/04/2024
Três anos antes de infarto, Tande fez campanha pela saúde cardiovascular da mulher
Três anos antes de infarto, Tande fez campanha pela saúde cardiovascular da mulher - Foto: Reprodução / internet

O ex-campeão olímpico de vôlei Tande foi pego de surpresa , na última sexta-feira, ao sofrer um infarto. Após o susto, ele fez um vídeo nas redes sociais sobre o acontecido e disse que tinha começado a descuidar da própria saúde há cerca de quatro anos. Acontece que o ex-atleta fez, três anos atrás, uma campanha pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) sobre a prevenção da saúde cardiovascular da mulher.

Como garoto-propaganda, ele ressaltou a importância da alimentação saudável, de praticar os exercícios físicos e realizar frequentemente o acompanhamento médico. Na época, o percentual de mortes femininas por problemas cardiovasculares chamava a atenção de forma negativa.

Recentemente, o ex-atleta da seleção brasileira lembrou ter sentido "sinais" do infarto, como palpitações, falta de ar e dores no ouvido.

— Tive 98% de entupimento de uma veia, a principal do coração, e mais duas 78% e 73%. Fiquem atento aos sinais. Ele me deu, volta e meia, vários sinais, falta de ar, palpitação, subindo aqui na mandíbula, dor de ouvido. Cuidem-se sempre. Papai do céu me deu uma chance. Estou voltando.