Esportes
Olimpíadas de Paris: quando começa? Como será a abertura?
Rio Sena será palco da cerimônia de início, no dia 26 de julho
Com uma cerimônia de abertura inovadora, realizada pela primeira vez fora de um estádio e tendo o rio Sena como palco, os Jogos de Paris estão programados para iniciar em 26 de julho. Dando início ao clima olímpico, a chama símbolo da competição foi acesa nesta terça-feira, durante um evento no Templo de Hera, em Olímpia, na Grécia, e será conduzida por mais de 10 mil condutores até chegar à capital francesa. Com duração de 19 dias, o evento contará com 329 eventos e 729 sessões em 32 modalidades, encerrando-se em 11 de agosto.
Jogos de Paris: chama olímpica de Paris é acesa em templo histórico da Grécia
Campeão paraibano: técnico 'faz o L' e critica Bolsonaro após título: 'ainda bem que não pôs a camisa do Sousa'
Durante a celebração de início, as delegações dos países irão desfilar em barcos por um trecho de 6 quilômetros do rio que corta da capital francesa, entre a ponte de Austerlitz e a Torre Eiffel. Um número total de espectadores ainda não foi estipulado, mas é esperado que 500 mil pessoas compareçam às margens. Alguns lugares serão reservados, e pouco menos de 100 mil deles já foram colocados à venda.
Toda a cerimônia será aberta ao público, propondo assim uma edição das Olimpíadas mais acessível e barata, como foi promovido durante a candidatura de Paris. As pessoas terão que apresentar justificativas para entrar no espaço e passar por revista. Moradores e comerciantes locais terão que fazer um cadastro online.
A navegação no trecho do rio que vai receber a cerimônia será interrompida dias antes do início e a circulação de pessoas e veículos interditada em uma zona de mais de 10 quilômetros. No dia da cerimônia de abertura, esse perímetro de segurança será aumentado e as regras de circulação ficarão mais rígidas.
Os dois maiores aeroportos do país serão afetados, já que espaço aéreo será fechado por cinco horas em um raio de 150 quilômetros e sem limites de altitudes, o que vai interromper as operações.
Chama olímpica de Paris é acesa
O fogo símbolo da competição, aceso nesta terça, alimentou a tocha olímpica, que deu início a um revezamento que conta com mais de 10 mil condutores até chegar a pira dos Jogos de Paris, na cerimônia de abertura. O céu nublado impediu que a chama fosse gerada a partir dos raios do sol com a ajuda de um espelho parabólico.
No entanto, o fogo produzido pelos raios do sol no ensaio da cerimônia de acendimento, na segunda-feira, foi usado. Assim, a flama mantém o ideal de pureza, simbolizando a paz e a amizade entre as nações.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
-
5MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola