Esportes
World Athletics vai pagar R$ 250 mil para medalhistas de ouro em Paris
Federação é pioneira em dar premiação extra aos atletas vencedores nas Olimpíadas de 2024
A World Athletics anunciou, nesta quarta-feira, que dará, pela primeira vez na história das Olimpíadas, 50 mil dólares (cerca de 250 mil na cotação atual) para os medalhistas de ouro do atletismo nos Jogos Olímpicos de Paris. Toda a premiação chega a 2,4 milhões de dólares (por volta de 12 milhões de reais na cotação atual).
Como tradição olímpica, o Cômite Olímpico Internacional (COI) nunca premiou financeiramente os competidores, justificando que a participação em um evento deste tamanho já é um benefício por completo. O atletismo passa a ser pioneiro neste quesito, o que pode servir de referência para outras modalidades.
A quantia total do prêmio vem justamente da verba que o COI distribui a cada quatro anos para as federações esportivas. Serão 48 provas, com os corredores de revezamento dividindo 50 mil dólares (cerca de 250 mil na cotação atual). Inclusive, a World Athletics também pretende fazer premiações financeiras para os medalhistas de prata e bronze nas Olimpíadas de Los Angeles em 2028.
"A introdução de um bônus para os medalhistas olímpicos de ouro é um momento importante para a World Athletics e para o atletismo em geral, reforçando nosso compromisso de capacitar os atletas e reconhecer o papel vital que eles desempenham em todos os Jogos Olímpicos", disse o presidente da World Athletics, Sebastian Coe, em comunicado.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados