Esportes

World Athletics vai pagar R$ 250 mil para medalhistas de ouro em Paris

Federação é pioneira em dar premiação extra aos atletas vencedores nas Olimpíadas de 2024

Agência O Globo - GLOBO 10/04/2024
World Athletics vai pagar R$ 250 mil para medalhistas de ouro em Paris

A World Athletics anunciou, nesta quarta-feira, que dará, pela primeira vez na história das Olimpíadas, 50 mil dólares (cerca de 250 mil na cotação atual) para os medalhistas de ouro do atletismo nos Jogos Olímpicos de Paris. Toda a premiação chega a 2,4 milhões de dólares (por volta de 12 milhões de reais na cotação atual).

Como tradição olímpica, o Cômite Olímpico Internacional (COI) nunca premiou financeiramente os competidores, justificando que a participação em um evento deste tamanho já é um benefício por completo. O atletismo passa a ser pioneiro neste quesito, o que pode servir de referência para outras modalidades.

A quantia total do prêmio vem justamente da verba que o COI distribui a cada quatro anos para as federações esportivas. Serão 48 provas, com os corredores de revezamento dividindo 50 mil dólares (cerca de 250 mil na cotação atual). Inclusive, a World Athletics também pretende fazer premiações financeiras para os medalhistas de prata e bronze nas Olimpíadas de Los Angeles em 2028.

"A introdução de um bônus para os medalhistas olímpicos de ouro é um momento importante para a World Athletics e para o atletismo em geral, reforçando nosso compromisso de capacitar os atletas e reconhecer o papel vital que eles desempenham em todos os Jogos Olímpicos", disse o presidente da World Athletics, Sebastian Coe, em comunicado.