Esportes

Palmeiras e Atlético-MG, em desvantagem, buscam manter sequências nos estaduais

Contra rivais que venceram últimas edições, Santos e Cruzeiro jogam pelo empate para voltarem a conquistar o Paulista e o Mineiro

Agência O Globo - GLOBO 07/04/2024
Palmeiras e Atlético-MG, em desvantagem, buscam manter sequências nos estaduais
Palmeiras e Atlético-MG, em desvantagem, buscam manter sequências nos estaduais - Foto: Reprodução/internet

Atlético-MG e Palmeiras entram em campo hoje para defenderem suas sequências de títulos em seus respectivos campeonatos estaduais. Enquanto o Galo, que foi campeão nos últimos quatro anos, joga a final contra o Cruzeiro, às 15h30 (de Brasília), no Mineirão, o Verdão, detentor dos dois últimos títulos do Paulistão, vai enfrentar o Santos na decisão, às 18h, no Allianz Parque.

Apesar do histórico recente de conquistas, o Atlético-MG está em desvantagem no seu confronto e precisa de uma vitória para se sagrar campeão pela 49ª vez de sua história. Por ter melhor campanha, o Cruzeiro não só é o mandante da partida de volta, como também tem vantagem de jogar por dois resultados iguais. Ou seja, a Raposa precisa de apenas um empate para voltar a conquistar o Campeonato Mineiro após cinco anos.

No Campeonato Paulista, o Palmeiras também precisa ganhar para ser campeão. No entanto, diferentemente do Atlético-MG, o Verdão tem que vencer por ao menos dois gols de diferença para levantar a taça do Estadual pela terceira vez seguida, feito que não acontece desde 1934. Caso vença pelo placar simples, o título será definido nos pênaltis, já que não há prorrogação.

Depois de poupar jogadores no empate de quarta-feira com o San Lorenzo, na Argentina, pela Copa Libertadores, o técnico Abel Ferreira deve levar a campo a escalação com força máxima para a final.

O Santos, por sua vez, como venceu o primeiro duelo, em sua casa, tem a vantagem de poder jogar pelo empate. O Peixe, que não vence o Paulistão desde 2016, quando também disputou a final pela última vez, inclusive, fez ontem sua última sessão de treinamentos, antes da decisão, com portões abertos na Vila Belmiro e contou com um grande apelo de sua torcida.