Esportes
New England Patriots se torna segunda equipe da NFL a adotar o Brasil como território global
Com a novidade anunciada nesta semana, a equipe terá direitos de exploração a partir do mês que vem, juntando-se ao Miami Dolphins
O New England Patriots anunciou nesta semana que adotou o Brasil como seu território global. A novidade faz parte da iniciativa de expansão global da NFL, iniciada em 2022, e que trará um jogo da temporada regular para o país na próxima temporada. A partir de agora, a franquia terá direitos de marketing presencial e digital, vendas de patrocínio regional, eventos com fãs, ativações, vendas de mercadorias e relações de comarketing com outras propriedades esportivas e de entretenimento.
O programa, chamado Global Markets Program (GMP), existe desde 2022, e os Patriots participam desde o início. Após terem selecionado originalmente a Alemanha, e tendo expandido os direitos para a Áustria e a Suíça, a franquia chega a um país onde tem grande torcida, principalmente pelos seis Super Bowls conquistados neste século.
A licença para exploração dos direitos tem início a partir do dia 1° de abril deste ano. O presidente e CEO da franquia, Robert Kraft, destacou que a equipe disputou uma partida na Alemanha no ano passado, e que está focada em se internacionalizar.
— Nossa organização tem se comprometido em expandir nosso alcance e nossa marca globalmente desde que compramos a equipe, em 1994. Mais recentemente, o desenvolvimento da liga nos permitiu mostrar um compromisso ainda mais forte com o desenvolvimento de conexões mais profundas em outros países, fornecendo direitos adicionais que nos permitem comercializar nossa equipe e promover o grande jogo que é o futebol americano — disse Kraft. — Sabemos que alguns de nossos fãs mais apaixonados estão na América do Sul, e estamos animados para expandir nosso mercado internacional para o Brasil.
Não apenas pelo sucesso esportivo, os Patriots também tem forte ligação com os brasileiros pela quantidade de pessoas do país que moram no estado de Massachusetts. O território tem a segunda maior população brasileira nos Estados Unidos, atrás da Flórida. Inclusive, uma equipe desta último estado, o Miami Dolphins, possui direitos de exploração no Brasil desde 2021.
— À medida que continuamos a explorar novas oportunidades para expandir nossa marca globalmente, o Brasil nos oferece uma base de fãs apaixonados dos Patriots já estabelecida que podemos nutrir e desenvolver ainda mais através do GMP da liga”, disse a diretora de marketing, Jen Ferron.
As franquias da NFL recebem direitos por pelo menos um mandato de cinco anos através deste programa. Os Patriots agora têm quatro mercados internacionais: Brasil, Alemanha, Áustria e Suíça. Nos próximos meses, a equipe anunciará novas iniciativas e eventos planejados para o Brasil.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil