Esportes
Rio Open: veja os principais tenistas que estarão no torneio que começa neste sábado
Único torneio ATP do Brasil completa 10 anos com a volta de Carlos Alcaraz, número dois do mundo e do britânico Cameron Norrie, campeão ano passado
O Rio Open chega em sua décima edição, a partir deste sábado, com grandes nomes do tênis mundial. Único torneio ATP do Brasil conta com a volta de Carlos Alcaraz, número dois do mundo e do britânico Cameron Norrie, campeão ano passado, além da novidade Stan Wawrinka, ex-vencedor de Grand Slam, e muitos brasileiros em simples e duplas.
O torneio será disputado entre os dias 17 e 25 de fevereiro, nas quadras de saibro do Jockey Club Brasileiro.
Confira os atletas que estarão na disputa:
O principal nome da competição é Carlos Alcaraz, espanhol que ocupa a segunda colocação do ranking mundial. Apesar de um final de temporada abaixo do esperado e um início sem grandes resultados, o tenista aparece como franco favorito a vencer no Brasil.
Com dois títulos de Grand Slam no currículo aos 20 anos (US Open 2022 e Wimbledon 2023), o espanhol jogará o Rio Open pela quarta vez na carreira, sendo finalista nas duas últimas edições, e pode entrar para a história como primeiro jogador a vencer o torneio duas vezes.
Campeão em 2022 e vice no ano passado, o ex-número 1 do ranking mundial tem ótimas lembranças do Rio: foi quando ele jogou sua primeira chave principal de ATP, em 2020, quando tinha apenas 16 anos e era o número 406 do ranking mundial, e também onde conquistou sua primeira vitória em torneios dessa categoria.
Seu principal rival na briga pelo título deve novamente ser Cameron Norrie, atual campeão do torneio e ocupando a posição de número 20 no ranking, o britânico superou Alcaraz de virada ano passado e que também busca entrar para a história do Rio Open como primeiro jogador a faturar a chave de simples no Jockey duas vezes - no caso dele, de forma consecutiva.
Além do espanhol e do britânico, o Rio Open contará com tenistas importantes do cenário sul-americano, como Nicolas Jarry, representante do Chile mais bem colocado no ranking mundial, na 21ª posição. Na sequência, Francisco Cerundolo, Sebastian Baez e Thomaz Martin Etcheverry são os tenistas argentinos mais aclamados.
Outro destaque é Stan Wawrinka, qe está pela primeira vez na Cidade Maravilhosa. O suíço de 38 anos é vencedor do Australian Open em 2014, Roland Garros em 2015 e US Open em 2016.
Mais um nome da nova geração que estará no Rio Open 2024 é Arthur Fils, francês de 19 anos que ocupa a 36.ª posição no ranking da ATP e já conquistou um título - ano passado, em Lyon, no saibro - mesmo piso que no Brasil.
O Brasil terá pelo menos quatro representantes na chave de simples. João Fonseca, campeão do US Open juvenil em 2023, foi convidado e terá a oportunidade de disputar o torneio antes mesmo de completar a maioridade, com 17 anos.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
3DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
4CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo
-
5LOTERIAS
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 64 milhões; confira os números do concurso deste sábado