Esportes

Fluminense x Vasco: analista de arbitragem esclarece polêmicas do clássico

Para Sálvio Spínola, jogadores e comissão técnica têm responsabilidade na arbitragem confusa do clássico

Agência O Globo - GLOBO 16/02/2024
Fluminense x Vasco: analista de arbitragem esclarece polêmicas do clássico

Fluminense e Vasco ficaram no empate sem gols, em partida disputada na última quarta-feira (14), no Maracanã, pela oitava rodada da Taça Guanabara. O clássico ficou marcado pela arbitragem confusa de Bruno Mota Correia. Ambos os times — mas principalmente o cruz-maltino — saíram insatisfeitos com o seu desempenho. O ex-árbitro Sálvio Spínola, comentarista de arbitragem, analisa se as reclamações são pertinentes.

LANCES POLÊMICOS

O clássico foi repleto de lances duvidosos. Os vascaínos reclamam de dois pênaltis não marcados, dos dois gols anulados e da não expulsão de André. Já os tricolores pediram a penalidade máxima no toque de mão do Medel dentro da área. Para Sálvio Spínola, o único erro evidente da arbitragem foi a não aplicação do cartão vermelho para o volante do Fluminense.

A polêmica do clássico que tem gerado maior repercussão é o gol anulado de David, por impedimento. Para os vascaínos, o atacante estava atrás da linha do meio de campo e de Guga — que também estaria dando condição no lance. O analista de arbitragem não conseguiu chegar a um veredito final. Ele enxerga a imagem disponibilizada pelo VAR como "não conclusiva" e faz um alerta pela necessidade de melhora neste quesito.

— É preciso melhor definição do plano de câmeras. A cobertura em todo o campo é igual em todos os jogos com VAR — disse Sálvio.

RESPONSABILIDADE DOS ATLETAS E COMISSÃO TÉCNICA

Além da arbitragem confusa, o clássico também ficou marcado pelo excesso de nervosismo das duas equipes. Algumas confusões aconteceram ao longo da partida, e a principal delas acabou culminando nas expulsões de Medel, pelo Vasco, e Thiago Santos, pelo Fluminense. Para Sálvio, jogadores e comissão técnica têm uma parcela de responsabilidade na arbitragem confusa de Bruno Mota Correia.

— A responsabilidade de jogadores e comissão técnica é importante. Um jovem árbitro precisa de apoio para “facilitar” a tomada de decisão — declarou ele.

O analista de arbitragem ainda afirmou que a expulsão dupla em caso de tumulto generalizado é comum. Entretanto, diz ser importante "nunca deixar de expulsar os verdadeiros agressores".

CLUBES ESCOLHEM A ARBITRAGEM

Nos clássicos do Campeonato Carioca, a escala de arbitragem é escolhida em consenso pelos dois clubes que irão se enfrentar. A FERJ enxergou na ação, como uma solução para reduzir as reclamações dos "quatro grandes" neste quesito. Sálvio Spínola afirma ser "totalmente contra" a nova medida.

— Não existe isso em nenhum outro lugar do mundo. Dessa forma tira a independência e autonomia da Comissão de Arbitragem— disse o analista de arbitragem.