Esportes
Fluminense x Vasco: analista de arbitragem esclarece polêmicas do clássico
Para Sálvio Spínola, jogadores e comissão técnica têm responsabilidade na arbitragem confusa do clássico
Fluminense e Vasco ficaram no empate sem gols, em partida disputada na última quarta-feira (14), no Maracanã, pela oitava rodada da Taça Guanabara. O clássico ficou marcado pela arbitragem confusa de Bruno Mota Correia. Ambos os times — mas principalmente o cruz-maltino — saíram insatisfeitos com o seu desempenho. O ex-árbitro Sálvio Spínola, comentarista de arbitragem, analisa se as reclamações são pertinentes.
LANCES POLÊMICOS
O clássico foi repleto de lances duvidosos. Os vascaínos reclamam de dois pênaltis não marcados, dos dois gols anulados e da não expulsão de André. Já os tricolores pediram a penalidade máxima no toque de mão do Medel dentro da área. Para Sálvio Spínola, o único erro evidente da arbitragem foi a não aplicação do cartão vermelho para o volante do Fluminense.
A polêmica do clássico que tem gerado maior repercussão é o gol anulado de David, por impedimento. Para os vascaínos, o atacante estava atrás da linha do meio de campo e de Guga — que também estaria dando condição no lance. O analista de arbitragem não conseguiu chegar a um veredito final. Ele enxerga a imagem disponibilizada pelo VAR como "não conclusiva" e faz um alerta pela necessidade de melhora neste quesito.
— É preciso melhor definição do plano de câmeras. A cobertura em todo o campo é igual em todos os jogos com VAR — disse Sálvio.
RESPONSABILIDADE DOS ATLETAS E COMISSÃO TÉCNICA
Além da arbitragem confusa, o clássico também ficou marcado pelo excesso de nervosismo das duas equipes. Algumas confusões aconteceram ao longo da partida, e a principal delas acabou culminando nas expulsões de Medel, pelo Vasco, e Thiago Santos, pelo Fluminense. Para Sálvio, jogadores e comissão técnica têm uma parcela de responsabilidade na arbitragem confusa de Bruno Mota Correia.
— A responsabilidade de jogadores e comissão técnica é importante. Um jovem árbitro precisa de apoio para “facilitar” a tomada de decisão — declarou ele.
O analista de arbitragem ainda afirmou que a expulsão dupla em caso de tumulto generalizado é comum. Entretanto, diz ser importante "nunca deixar de expulsar os verdadeiros agressores".
CLUBES ESCOLHEM A ARBITRAGEM
Nos clássicos do Campeonato Carioca, a escala de arbitragem é escolhida em consenso pelos dois clubes que irão se enfrentar. A FERJ enxergou na ação, como uma solução para reduzir as reclamações dos "quatro grandes" neste quesito. Sálvio Spínola afirma ser "totalmente contra" a nova medida.
— Não existe isso em nenhum outro lugar do mundo. Dessa forma tira a independência e autonomia da Comissão de Arbitragem— disse o analista de arbitragem.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
3TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo