Esportes

Filipe Toledo abandona Circuito Mundial de Surfe para cuidar de saúde mental

Surfista brasileiro disse estar focado nos Jogos Olímpicos de Paris, que ocorrem em julho

Agência O Globo - EXTRA 11/02/2024
Filipe Toledo abandona Circuito Mundial de Surfe para cuidar de saúde mental

O surfista Filipe Toledo anunciou, neste domingo, que não vai mais competir no Circuito Mundial de Surf em 2024. Na nota divulgada por meio de suas redes sociais, o atleta brasileiro afirma que precisa dar uma pausa na carreira para cuidar de sua saúde mental e garante voltar mais forte do que nunca à WSL em 2025.

Filipe Toledo não deixou claro no post se participaria das Olímpiadas de Paris — vaga conquistada em julho do ano passado. No entanto, em um vídeo também publicado nas redes sociais, o surfista tranquilizou os fãs dizendo que está focado nos Jogos Olímpicos, que ocorrem em julho.

Filipe é o atual bicampeão do Circuito Mundial. Nesta temporada, o brasileiro teve uma intoxicação alimentar, o que o fez abandonar a etapa de Pipeline no round 2. Após o comunicado do surfista sobre a desistência, a WSL também se pronunciou dando apoio ao Filipe. A organização do circuito garantiu que o atleta já tem sua vaga garantida na elite de 2025 pelo "wildcard".

— Nós apoiamos a decisão do Filipe de priorizar sua saúde mental e física no momento que ele dá um passo para trás. Esperamos que isso dê a ele o espaço que ele precisa para se recuperar e esperamos vê-lo de volta entre os melhores em 2025 — disse Jessi Miley-Dyer, chefe esportiva da WSL.

Confira comunicado de Filipe Toledo

"É com pesar que anuncio hoje que estou me retirando para o restante da temporada do Championship Tour de 2024. Esta decisão tem sido muito difícil para mim e surge depois de dias de discussão com as pessoas mais próximas de mim. A WSL tem me apoiado muito e estou muito grato por terem me concedido o wild card para o início da temporada de 2025. Estou empenhado em voltar melhor do que nunca.

No passado, fui honesto sobre alguns dos meus desafios, não apenas com lesões, mas também com saúde mental. Competir ao mais alto nível na última década teve um impacto negativo sobre mim e preciso de uma pausa para me recuperar para o próximo capítulo da minha carreira.

A plataforma do CT deu-me tudo - é uma vida de sonho que me permitiu sustentar a minha família de formas que nunca poderia imaginar e ter experiências incríveis. Eu amo isto. Eu vivo para isso. Tenho muito respeito pelos meus colegas competidores, tanto os homens quanto as mulheres em turnê. Vocês são incríveis.

Tenho muita paixão pelo esporte, mas preciso de um tempo de folga para me recuperar totalmente e poder voltar mais forte do que nunca. Agradeço o apoio e a lealdade da minha família, amigos, patrocinadores e da WSL. Espero que meus fãs ao redor do mundo entendam essa decisão e fiquem comigo quando eu retornar à turnê no próximo ano. Desejo aos meus colegas competidores uma ótima temporada de CT pela frente. Eu estarei assistindo!"