Esportes
Super Bowl 2024 e seus mil jatinhos: milhões de dólares e ostentação dominam final do torneio; confira o que está em jogo
Evento é uma das maiores atrações anuais para aviões particulares nos Estados Unidos; cerca de 450 mil pessoas devem viajar para Las Vegas
Nada em Las Vegas é medido com moderação. Os edifícios fluorescentes são imponentes e intencionalmente brilhantes. Nos cassinos, nas festas na piscina e na Vegas Strip, multidões de turistas brincam diariamente com seus níveis de tolerância ao álcool e limites de cartão de crédito. O Super Bowl é o maior evento esportivo anual dos Estados Unidos e, neste domingo, deve atrair em média 450 mil visitantes.
'Netflix do esporte': ESPN, Fox e Warner Bros Discovery anunciam plataforma de streaming com pacote inédito
Leia também: Kaká escala melhores com quem jogou ou enfrentou, põe Cristiano Ronaldo na lista e deixa Messi de fora
Mas não são apenas os hotéis e cassinos que estarão movimentados nos dias que antecedem o grande jogo, entre o San Francisco 49ers e o atual campeão Kansas City Chiefs: cerca de 1.000 aviões particulares são esperados nos aeroportos da área de Las Vegas. E isso representa muitas emissões de gases de efeito estufa.
“Os níveis de emissões de um megaevento como este provenientes do tráfego aéreo e do uso de energia são pelo menos o dobro em um dia do que seria em média”, disse Benjamin Leffel, professor assistente de sustentabilidade de políticas públicas na Universidade de Nevada.
O Super Bowl é uma das maiores atrações anuais para aviões particulares nos Estados Unidos. No jogo do ano passado em Glendale, Arizona, houve 562 chegadas de aviões executivos nos aeroportos da região. Para o evento de 2022 em Los Angeles, foram 752 chegadas, segundo o rastreador de aviação executiva WingX.
Este ano, as autoridades dizem que o Super Bowl pode se igualar ao Grande Prêmio de Las Vegas em novembro, para o qual a WingX relatou 927 chegadas de jatos executivos nos três aeroportos da cidade.
Para além disso, pode-se dizer que os excessos e ostentações clássicas de Las Vegas fazem desta cidade o local perfeito para hospedar um evento desse porte. De acordo com números divulgados pela NFL, a audiência global do Super Bowl, em 2023, com disputa entre o Kansas City Chiefs e o Philadelphia Eagles chegou a 56 milhões de pessoas.
Tamanha projeção de conteúdo acaba por valorizar tudo que é exibido na partida, então, uma empresa que deseja fazer uso da transmissão para anunciar — por apenas trinta segundos — o conteúdo de sua marca precisa desembolsar no mínimo R$ 35 milhões.
Já o local que receberá o grande evento é o Allegiant Stadium, o segundo estádio mais caro do mundo e um dos mais modernos existentes. Inaugurado em meados de 2020, teve um custo próximo de R$ 11 bilhões. Localizado na região de Paradise, em Nevada, fica a cerca de 3 km da Las Vegas Strip, um dos corações da "Cidade do Pecado".
A construção é fechada, climatizada, abastecida 100% com energia renovável, e tem capacidade para 65 mil pessoas, mas expansível para até 72 mil. Também recebe partidas da equipe da Universidade de Nevada. Sua obra total custou cerca de 1,9 bilhão de dólares — R$ 10,9 bilhões na cotação da época —, valor dividido entre a franquia e a Prefeitura de Vegas.
O lugar mais exclusivo dentro do estádio é o bloco das suítes e camarotes. Quase totalmente esgotadas e muito procuradas pelas famílias dos atletas, o valor de uma delas pode ultrapassar os R$ 6 milhões, à depender da acomodação.
Com serviço e espaço para confortavelmente abrigar cerca de 22 pessoas, as suítes dentro do Allegiant Stadium possuem áreas de bar, cozinha equipada, um extenso menu para ser devorado durante a partida com opções de cachorro-quente de carne wagyu, comida mexicana, churrasco, sundae, carne assada, batatas recheadas, frutos do mar, cheesecake e muito mais.
O criador de conteúdo esportivo americano Luke Sawhook divulgou um vídeo em suas redes sociais em que ele mostra parte do buffet disponível para quem reservou uma das suítes de luxo. Assista
Outro fenômeno que elevou as expectativas dos anunciantes para o evento é o namoro de Taylor Swift com o tight end dos Chiefs, Travis Kelce.
Chamado de 'efeito Taylor Swift', o relacionamento do casal uniu 'tribos' muito distintas e levou ainda mais audiência para a NFL. As camisas do jogador número 87 dos Chiefs tiveram, ainda em 2023, um aumento de 400% nas vendas após os rumores iniciais de que ele estaria namorando a 'loirinha'.
A marca de produtos de higiene pessoal Dove não anunciava no evento desde 2015, no entanto, com a aproximação e o interesse do público fiel de Taylor Swift, que passou a frequentar os jogos do amado, a empresa voltou a investir em comerciais dentro do Super Bowl neste ano.
Já o tradicional show do intervalo do Super Bowl deste ano fica a cargo do cantor Usher, que promete uma noite repleta de hits inesquecíveis e muito entretenimento para os presentes e espectadores. Apesar disso, o cantor, da mesma forma que os anteriores, não receberá cachê pela apresentação. Oficialmente, os artistas que cantam no intervalo mais valioso do mundo recebem uma fração em "escala sindical" do lucro que normalmente poderiam obter por um show.
Neste domingo, o Kansas City Chiefs enfrenta o San Francisco 49ers, às 20h30 (Brasília). No Brasil, o jogo será transmitido ao vivo na TV aberta, na TV fechada pela ESPN, no streaming pelo Star+ e NFL Game Pass.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo