Esportes
Memphis Grizzlies vai aposentar camisa de Marc Gasol, recordista de rebotes e tocos da franquia
Número 33 será apenas o segundo do time a não ser mais utilizado em partidas
A camisa 33 do Memphis Grizzlies será aposentada em homenagem ao pivô Marc Gasol, anunciou a franquia da NBA um dia depois de o espanhol encerrar duas décadas de carreira, boa parte dela na franquia de Minneapolis. A equipe, que teve Gasol em suas fileiras entre 2008 e 2019, aposentará o camisa 33 em cerimônia no dia 6 de abril, dia em que os Grizzlies receberão o Philadelphia 76ers.
Novo recorde: seis tênis de Michael Jordan são vendidos por R$ 40 milhões
Sem Lebron e Anthony Davis: Lakers surpreendem e vencem líder Celtics em Boston
Gasol se tornará assim “o segundo jogador na história da franquia” a ser homenageado pendurando sua camisa, observou o time. O primeiro foi Zach Randolph, que levou à aposentadoria do camisa 50 em dezembro de 2011.
O espanhol, de 39 anos, anunciou nesta quarta-feira que está deixando a equipe profissional de basquete do Barcelona.
"Tive que fazer isso, se continuasse jogando poderia ter consequências graves", disse Marc Gasol. “Quando você tem idade avançada e sente dores todos os dias, você entende que está chegando ao fim”, explicou ao anunciar sua aposentadoria.
Gasol deixou o basquete depois de duas décadas em que conseguiu sair da sombra do irmão Pau, considerado uma estrela do esporte que compartilham, para construir uma trajetória repleta de momentos de sucesso. Por clubes, o auge da carreira de Marc Gasol, no entanto, não ocorreu pelos Wolves. Foi o título do campeonato da NBA com o Toronto Raptors em 2019.
Em suas 11 temporadas em Memphis, Gasol ajudou a franquia a se classificar para os playoffs em sete temporadas consecutivas, incluindo 2013, em que os Grizzlies chegaram às finais do Oeste.
Marc Gasol é o jogador com mais minutos jogados na história dos Grizzlies (25.917), com mais jogos entre os cinco titulares (762), além de lances livres (2.701), mais rebotes (5.952, dos quais 4.624 defensivos, outro recorde) e mais bloqueios (1.135).
Além disso, é o segundo na história do time em outras estatísticas como jogos disputados (769), pontos (11.684), assistências (2.639), rebotes ofensivos (1.318), duplos-duplos (194) e triplos-duplos (5), bem como o terceiro em roubos (708).
Ele também teve uma curta passagem pelo Los Angeles Lakers em 2020-2021, antes de retornar ao Girona, na Espanha, clube do qual é presidente. Sua participação em três All-Star Games, incluindo aquele realizado no Madison Square Garden, em Nova York, em 2015, no qual deu o salto inicial com seu irmão Pau, e seu título de 'Melhor Jogador Defensivo' na temporada 2012-2013 são outros pontos altos de sua carreira na NBA.
Pela seleção espanhola, conquistou as Copas do Mundo de 2006 e 2019, duas medalhas de prata olímpicas (Pequim 2008 e Londres 2012) e dois Campeonatos Europeus, em 2009 e 2011.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento