Esportes
Revanche entre 49ers e Chiefs, show de Usher e presença de Taylor: tudo o que se sabe sobre o Super Bowl 58
Grande decisão da NFL acontece em Las Vegas, no próximo dia 11, em confronto repetido de quatro anos atrás
Quatro anos após o confronto decisivo pelo título da NFL, San Francisco 49ers e Kansas City Chiefs se reencontrarão no Super Bowl desta temporada, a 58ª edição da final da liga de futebol americano. O jogo, que será disputado no dia 11 de fevereiro, na cidade de Las Vegas (Estados Unidos), envolverá a equipe mais vitoriosa do esporte nos últimos tempos, e uma das mais consistentes que atuou em 2023. A promessa é de um evento grandioso, com show do rapper Usher e possível presença da estrela do pop Taylor Swift.
Cinco vezes campeão, os 49ers não conquistam o título desde a temporada de 1994. Nesse tempo, perderam a decisão em 2012 e 2019, a última justamente para os Chiefs, no Super Bowl 54, disputado em Miami, Do outro lado, a equipe de Kansas City alcança a quarta decisão em cinco anos, podendo conquistar o terceiro título neste período e o quarto em sua história.
O jogo também será um enfrentamento de quarterbacks — a posição mais importante do futebol americano — em estágios diferentes da carreira. Patrick Mahomes, de 28 anos, mudou a história recente dos Chiefs e também busca seu terceiro título. Já Brock Purdy, selecionado pelo 49ers na última posição do draft de 2022, estará no maior palco de sua vida, aos 24 anos.
Quem vai se enfrentar no Super Bowl 58?
O San Francisco 49ers enfrenta o Kansas City Chiefs pelo título da temporada de 2023 na NFL. Os 49ers foram os melhores classificados da Conferência Nacional (NFC), com 12 vitórias e cinco derrotas, e chegaram à decisão após vencer Green Bay Packers e Detroit Lions nos playoffs.
Já os Chiefs ficaram com a terceira colocação na Conferência Americana (AFC), com 11 vitórias e seis derrotas na campanha. Atuais campeões, passaram por Houston Texans, Buffalo Bills e Baltimore Ravens no mata-mata.
Onde será disputado o Super Bowl 58?
O jogo acontecerá no Allegiant Stadium, em Las Vegas, casa do Las Vegas Raiders. Inaugurado em julho de 2020, tem capacidade para 65 mil pessoas, expansível para até 72 mil. A obra custou cerca de 1,9 bilhão de dólares — R$ 10,9 bilhões na cotação da época —, valor dividido entre a franquia e a própria prefeitura da cidade.
Quando será disputado o Super Bowl 58?
O Super Bowl 58 acontecerá no dia 11 de fevereiro, e está previsto para começar às 20h30 (horário de Brasília).
Onde assistir o Super Bowl 58?
A partida será transmitida na TV fechada pela ESPN Brasil, e na TV aberta pela RedeTV!. As duas emissoras transmitiram toda a temporada da liga neste ano.
Quem serão os destaques em campo?
Para além de Mahomes e Purdy, uma série de jogadores podem ser decisivos. Os 49ers contam com o corredor Christian McCaffrey, líder em jardas terrestres da temporada, e candidato aos prêmios de jogador mais valioso (MVP) e melhor jogador ofensivo (OPOY). Ao lado dele, os recebedores Deebo Samuel e Brandon Aiyuk, o tight end George Kittle e os defensores Nick Bosa, Fred Warner e Chease Young, alguns dos melhores nomes da NFL.
Já os Chiefs chegam liderados pelo tight end Travis Kelce, o melhor da liga na posição, o recebedor Rashee Rice e o corredor Isaiah Pacheco. A forte defesa tem como destaques Chris Jones, Willie Gay e L'Jarius Sneed.
Qual será a atração do show do intervalo?
Conforme anunciado ainda em setembro de 2023, o rapper Usher será a atração principal do show do intervalo deste Super Bowl. Assim, o artista de 45 anos, vencedor de oito grammys, marcará a sua segunda aparição no evento. Ele se apresentou em 2011, ao lado do Black Eyed Peas, quando o grupo pop foi a atração principal. Na última edição, Rihanna se apresentou.
Taylor Swift estará no Super Bowl?
No ano passado, a estrela mundial do pop Taylor Swift começou a se relacionar com Travis Kelce, um dos astros dos Chiefs. Por isso, foi muito comum vê-la acompanhando as partidas de Kansas City em 2023, incluindo os playoffs. Na vitória contra os Ravens, que carimbou o título da AFC e a vaga na decisão, ela foi até o campo parabenizar o namorado.
Porém, sua presença ainda não é garantida na grande decisão da NFL. Sua turnê The Eras Tour tem shows em Tóquio, no Japão, entre os dias 7 e 10 de fevereiro. Ou seja, ele estará na Ásia um dia antes do Super Bowl. Fãs da cantora já fazem contas se a diva pop conseguirá "vencer o fuso horário" e chegar a tempo em Las Vegas para prestigiar o namorado.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento