Esportes
LAAC 2024: primeiro dia de competição tem brasileiro no top10 e anúncio da sede do ano que vem
Em sétimo, Andrey Xavier é o brasileiro melhor colocado; edição de 2025 será na Argentina
Apesar do dia ruim dos brasileiros, o golfista Andrey Xavier foi um dos destaque no primeiro dia de competição do Latin America Amateur Championship (LAAC) 2024. O gaúcho terminou entre os 10 melhores pontuadores, com +1 em relação ao par, o número de jogadas determinado para o campo. Além disso, a sede da edição do ano que vem também foi anunciada, nesta quinta-feira, pelos fundadores da competição.
Em entrevista coletiva no início do dia, os chefes da R&A, da USGA e do Masters anunciaram que, para comemorar os dez anos da competição, o local de disputa será o mesmo que em 2015, que foi vencido pelo chileno Matias Dominguez: no Pilar Golf, em Buenos Aires, entre os dias 16 e 19 de janeiro.
— Queríamos comemorar o décimo aniversário da criação do Campeonato Amador da América Latina e por isso decidimos voltar ao Pilar Golf, onde tudo começou. Nesse tempo vimos muitos jogadores que se tornaram estrelas e os melhores golfistas amadores na América Latina competirão no mais alto nível neste campeonato, que continuará se fortalecendo nos próximos anos. Esperamos ter outra exibição fantástica de golfe no próximo ano na Argentina — disse Martin Slumbers, CEO da The R&A.
Brasileiros começam mal
Nos gramados, Andrey Xavier, brasileiro melhor colocado no ranking mundial amador (WAGR), começou muito bem a competição e fechou o percurso dos 18 buracos com +1 em relação ao par do campo. Desta forma, o gaúcho de 22 anos terminou o primeiro dia de torneio em sétimo lugar, empatado com outros seis golfistas.
— Para o primeiro dia eu fui muito bem, eu comecei bem tranquilo, acabei errando o buraco 11, mas mantive a minha calma. Como eu sempre falo, não se ganha o torneio no primeiro dia, mas pode se perder. Então eu acho que eu tenho muita chance no torneio ainda, e óbvio que vou me manter sempre de cabeça erguida até o último momento do torneio — analisou Andrey Xavier.
Apesar de Andrey Xavier ter terminado entre os primeiros colocados, o saldo dos brasileiros não foi positivo. Matheus Balestrin terminou o dia na 22ª colocação com +4, Homero de Toledo na 36ª com +7, Gustavo Giacometti na 75ª com +10, Thomas Choi, Paco Sabater Casini e Guilhemer Ziccardi empatados na 80ª com +11 e Marco Negrini na 90ª com +12.
O LAAC 2024 segue com a segunda rodada nesta sexta-feira, onde será feito um corte e os 50 atletas melhores colocados passarão para as rodadas finais, valendo o título, no sábado e domingo. O torneio é a principal competição amadora da modalidade na América Latina: o campeão receberá um convite para jogar o 2024 Masters Tournament, principal torneio do golfe, além do 152 Open e do 124º US Open.
*O repórter viaja a convite da LAAC
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola