Esportes

COI diz ter "confiança muito alta" em relação à segurança dos Jogos Olímpicos de Paris

Uma das principais preocupações é a cerimônia de abertura, que será aberta ao público no Rio Sena

Agência O Globo - GLOBO 18/01/2024
COI diz ter 'confiança muito alta' em relação à segurança dos Jogos Olímpicos de Paris
Paris-2024 - Foto: Reuters/Benoit Tessier/Direitos Reservados

O Comité Olímpico Internacional (COI) disse, nesta quinta-feira, ter “confiança muito alta” nas medidas de segurança previstas para os Jogos de Paris-2024, o que vem sendo reforçado nos relatórios apresentados pelos ministérios envolvidos.

“Temos grande confiança que as autoridades irão tornar os Jogos seguros”, afirmou Mark Adams, porta-voz do COI, em conferência de imprensa realizada em Gangneung, na Coreia do Sul, onde esteve acompanhado por Christophe Dubi, diretor executivo para Paris-2024.

Em relação à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, que está prevista para acontecer ao longo do Rio Sena, com os atletas em embarcações e aberto ao público, Adams esclareceu que o assunto está sob responsabilidade das autoridades francesas e que o COI não se debruça sobre isso.

Já Christophe Dubi reiterou a confiança na segurança dos Jogos, justificando que os relatórios apresentados em dezembro pelas autoridades da capital francesa são muito específicos no que diz respeito às medidas a adotar.

“Estão mobilizando todos os recursos necessários, com 45.000 membros das forças de segurança na cerimônia de abertura, e 35.000 em cada um dos outros dias, 24 horas por dia”, disse.

Em relação à participação de russos e bielorrussos, os representantes do COI asseguraram que serão sujeitos a um duplo controle, pelas próprias federações e por analistas independentes, comprovando que cumprem a exigência de nunca terem ativamente apoiado a invasão da Ucrânia.

O porta-voz do COI, Mark Adams, esclareceu ainda não ter recebido nenhuma proposta para que se mude a carta olímpica, permitindo que o atual presidente da entidade, o alemão Thomas Bach, cujo mandato termina em 2025, possa se manter por mais quatro anos no cargo.