Esportes

André Villas-Boas anuncia candidatura à presidência do Porto

Sob ameaça de sanções da Uefa por não respeitar fair-play financeiro, clube tem problemas para regularizar contas, com perdas de R$ 218 milhões somente na última temporada

Agência O Globo - GLOBO 18/01/2024
André Villas-Boas anuncia candidatura à presidência do Porto

O português André Villas-Boas, ex-técnico do Chelsea e do Olympique de Marselha, entre outros clubes, lançou nesta quarta-feira a sua candidatura à presidência do Porto, clube que também comandou e no qual venceu a Liga Europa em 2011. Ele terá como adversário na disputa o atual presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, no cargo desde 1982.

Botafogo: Tiago Nunes revela o que espera de 2024, explica buscas no mercado e processos com jovens promessas

Contrato renovado com o Palmeiras: salário de Abel Ferreira o coloca entre os mais bem pagos do mundo? Entenda

"Sou candidato à presidência do Porto", anunciou Villas-Boas, de 46 anos. As eleições serão realizadas em abril.

O clube do norte de Portugal é presidido desde abril de 1982 por Pinto da Costa, de 86 anos, o grande arquiteto da hegemonia do clube nestas décadas diante de seus grandes rivais, Benfica e Sporting. Ex-assistente de José Mourinho, Villas-Boas dirigiu o time de sua cidade natal por apenas uma temporada, a de 2010-2011, que terminou com uma tríplice coroa Campeonato Português-Copa de Portugal-Liga Europa.

'AVB' foi trabalhar na Premier League, onde comandou Chelsea e Tottenham, antes de se tornar campeão russo pelo Zenit. Depois veio uma passagem pelo futebol chinês, no Shanghai SIPG, e depois no Olympique de Marselha.

A sua ambição de se tornar presidente do Porto, algo que havia manifestado publicamente, provocou uma movimentação no clube e entre os 'ultras', fiéis a Pinto da Costa. Em novembro Villas-Boas denunciou "atos de intimidação, vandalismo e violência" contra um dos seus colaboradores e na sua residência no Porto.

Depois de ter passado vários anos sob ameaça de sanções da Uefa por não respeitar as regras do fair-play financeiro, o Porto continua a ter problemas para regularizar as contas, com perdas de 40,7 milhões de euros (cerca de R$ 218 milhões pela cotação atual) na temporada 2022-2023.