Esportes
Playoffs da NFL começam hoje, com Ravens e 49ers favoritos, e Bills em grande fase; veja guia
Baltimore e San Francisco descansam na rodada, enquanto Bills, Cowboys e Chiefs correm atrás. Texans e Browns fazem primeiro jogo do sábado
Hoje, a bola oval voa pela primeira vez na temporada dos playoffs da NFL, liga historicamente muito equilibrada em janeiro, mas que chega com o fator "imponderável" mais forte na atual edição. Baltimore Ravens e San Francisco 49ers têm uma folga nesta rodada de wild card (repescagem) e despontam como favoritos a estarem no Super Bowl 58, no dia 11 de fevereiro, em Las Vegas (EUA), mas há quem esteja pedindo passagem, como o Buffalo Bills, time mais quente das últimas semanas. Gratas surpresas, Houston Texans e Cleveland Browns começam os trabalhos às 18h30, no horário de Brasília (transmissão da ESPN).
Um total de 14 equipes ainda estão vivas neste momento, sete em cada conferência: Americana (AFC) e Nacional (NFC). Os Ravens, líderes da AFC, e os 49ers, líderes da NFC, começarão a jogar apenas na semifinal de conferência, no próximo fim de semana.
O time de Baltimore é credenciado pela melhor campanha da liga - 13 vitórias e quatro derrotas - e pela temporada brilhante do quarterback Lamar Jackson, favorito a vencer o prêmio de jogador mais valioso da temporada (MVP) pela segunda vez na carreira. Já San Francisco tem a força do conjunto de um time que ficou a um passo da final da liga no ano passado.
Enquanto eles aguardam seus adversários, a primeira grande atração do fim de semana é o jogo entre Kansas City Chiefs e Miami Dolphins, que promete frio intenso no Arrowhead Stadium, em Kansas, a partir das 22h. De um lado, os Chiefs, que, mesmo enfrentando muitos problemas, ainda são os atuais campeões e buscam uma reviravolta para tentar o segundo Super Bowl consecutivo. O quarterback Patrick Mahomes ainda é um dos grandes gênios da NFL e precisa se resolver com seus recebedores para conseguir o terceiro título em cinco anos.
Do outro lado, um Miami Dolphins que teve começo estrondoso, carregada pelo recebedor Tyreek Hill, líder em jardas recebidas na temporada. Porém, a equipe se "esfarelou na metade final da temporada, perdeu fôlego e ainda precisa lidar com séries de lesões. Após perder o título da divisão Leste da AFC e agora precisar jogar fora de casa, suas chances caíram consideravelmente.
Mais cedo, Texans e Browns fazem um jogo de surpresas. O time da casa recebeu o reforço do quarterback estreante C.J. Stroud, que deve ser eleita calouro ofensivo do ano e, comandado pelo técncico DeMeco Ryans, também em sua primeira temporada, fizeram bonito. Se não têm força para ir longe neste ano, já acumularam importante experiência para os próximos.
Em casa, receberão uma equipe do Browns que chegou aos playoffs mesmo tendo quatro quarterbacks diferentes ao longo da temporada. No comando, agora está Joe Flacco, campeão com os Ravens há 11 anos, e que foi chamado às pressas no meio do calendário. Com uma das unidades defensivas mais fortes da liga, não é impossível sonhar em ir longe. Os dois times ainda caçam seus primeiros títulos de Super Bowl na história.
Domingo de clássico e reencontros
O segundo dia de wild card será aberto por um clássico entre dois dos maiores times da liga. A partir das 18h30, Dallas Cowboys e Green Bay Packers duelam no Texas. A equipe da casa é uma das melhores da temporada e chega mais uma vez com a expectativa de quebrar um jejum de títulos que se aproxima de 30 anos.
Jogando em casa, o campeão da NFC Leste é um dos times mais fortes da NFL, contando com um ataque rápido e uma defesa muito agressiva, liderado por Dak Prescott e Micah Parsons. O adversário será um time liderado pelo jovem Jordan Love, que comanda os Packers efetivamente pela primeira vez na carreira.
A história recente pode ter um peso aqui, pois Green Bay venceu os últimos dois encontros eles em playoffs, o último em 2016, em Dallas.
Já às 22h15, um encontro curioso entre Detroit Lions, que venceu sua divisão pela primeira vez após 30 anos, e o Los Angeles Rams, campeão há duas temporadas. Os quarterbacks Jared Goff (Lions) e Matthew Stafford (Rams) começaram suas carreiras justamente no adversário, até serem envolvidos em uma negociação em 2021. Agora, a chance de executarem a "lei do ex" é o maior atrativo de um jogo que promete bastante emoção.
Neve
Por causa da neve no interior do estado de Nova York, este jogo passou da tarde do domingo para às 18h30 da segunda-feira. Time que mais se destacou no final da temporada regular, o Buffalo Bills recebem o Pittsburgh Steelers, para começar uma campanha de pós-temporada que parecia improvável há cinco ou seis semanas, quando estava fora da zona de classificação.
Porém, apareceu a estrela do quarterback Josh Allen e a equipe emplacou uma sequência de vitórias que o fez desbancar os Dolphins na AFC Leste. Assim, receberá os Steelers, que estarão desfalcados do seu melhor jogador, o defensor T.J. Watt, o que torna difícil imaginar que Pittsburgh saia vitorioso dessa.
A última atração do wild card será Tampa Bay Buccaneers e Philadelphia Eagles, às 22h15 da segunda. Campeões há três temporada, os Bucs já mudaram bastante, mas contaram com uma temporada enérgica da dupla Baker Mayfield (quarterback) e Mike Evans (recebedor) para vencer a NFC Sul e ter o direito de jogar em casa. Mesmo assim, não são favoritos contra um time que é o atual vice-campeão do Super Bowl e batalhou até a última semana com os Cowboys na NFC Leste.
Entretanto, à exemplo dos Dolphins, os Eagles "derreteram" na reta final da temporada regular, principalmente em relação à sua defesa, mais exposta do que nunca. Para piorar, o recebedor A.J. Brown está fora do jogo, o que equilibra o cenário de maneira inesperada.
Ao final da segunda, oito times estarão vivos para a disputa das semifinais de conferência. Os classificados com as piores campanhas irão enfrentar Ravens (AFC) e 49ers (NFC), enquanto os dois demais, de cada lado, se enfrentam na próxima semana.
Playoffs da NFL:
AFC
Houston Texans (4) x Cleveland Browns (5) - sábado (13/01) - 18h30 - ESPN
Kansas City Chiefs (3) x Miami Dolphins (6) - sábado (13/01) - 22h - ESPN e RedeTV
Buffalo Bills (2) x Pittsburgh Steelers (7) - segunda-feira (15/01) - 18h30 - ESPN
*Baltimore Ravens, número 1 da conferência, joga apenas na semifinal de conferência
NFC
Dallas Cowboys (2) x Green Bay Packers (7) - domingo (14/01) - 18h30 - ESPN
Detroit Lions (3) x Los Angeles Rams (6) - domingo (14/01) - 22h15 - ESPN e RedeTV
Tampa Bay Buccaneers (4) x Philadelphia Eagles (5) - segunda-feira (15/01) - 22h15 - ESPN
*San Francisco 49ers, número 1 da conferência, joga apenas na semifinal de conferência
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Drone interceptador Allag-E é apresentado nos Emirados Árabes Unidos