Esportes

Demolição de mural de Maradona revolta moradores de prédio em Nápoles

Projeto tem como objetivo beneficiar cerca de 360 famílias que vivem no conjunto desde um terremoto, entretanto, moradores querem a preservação da pintura

Agência O Globo - GLOBO 09/01/2024
Demolição de mural de Maradona revolta moradores de prédio em Nápoles
Demolição de mural de Maradona revolta moradores de prédio em Nápoles - Foto: ANSA

Em Nápoles, um projeto controverso de requalificação habitacional no sul da Itália gera polêmica entre os moradores locais. Com orçamento de 106 milhões de euros e financiado pelo Plano Nacional de Retomada e Resiliência, a estratégia propõe a demolição de dois edifícios residenciais na via Taverna del Ferro, no bairro de San Giovanni a Teduccio, em fevereiro, para a construção de novas casas. A iniciativa, no entanto, repercutiu porque um dos prédio abriga um gigantesco mural dedicado ao astro do futebol Diego Maradona.

'Uma lenda': Algoz na Copa do Mundo de 1998, Zidane homenageia Zagallo

Fifa 100: com a morte de Beckenbauer, lista de maiores jogadores de Pelé perde 24º integrante; veja nomes

Criado em 2017 pelo artista de rua napolitano Jorit, o mural destaca o argentino como o "Deus Humano". A pintura foi feita em homenagem ao 30° aniversário de um título do Campeonato Italiano de Futebol conquistado por Maradona quando jogava pelo Napoli em 1987.

Apesar do projeto ter como objetivo beneficiar cerca de 360 famílias que vivem naqueles edifícios desde um terremoto ocorrido nos anos 1980, os moradores pedem uma solução que preserve a pintura, que atrai turistas e visitantes da cidade.

Jorit, o artista responsável pela obra, expressou a esperança de que o mural seja preservado, destacando não apenas a homenagem a Maradona, mas também as dificuldades enfrentadas pela população do chamado 'Bronx Napolitano'.