Esportes
Romário toma posse no America e fala sobre legado de Zagallo: 'Mesma importância que Pelé'
Ex-jogador afirmou que hoje é 'um dia triste para o futebol' e admitiu que 'não tinha uma relação' com o Velho Lobo
Romário tomou posse da presidência do America, clube do Rio de Janeiro, neste sábado após ter sido eleito em novembro. Logo em sua chegada à solenidade, o ex-jogador e atual Senador falou sobre o legado de Zagallo, morto na última sexta-feira, aos 92 anos. A solenidade aconteceu salão de honra do Club Municipal.
Zagallo: Velho Lobo se casou em 1955 com responsável pela sua superstição com o número 13
'Vocês vão ter que me engolir': entenda a origem da frase histórica de Zagallo
— Zagallo tem a mesma importância de um Pelé. Sempre foi muito vitorioso, deixou um legado importante para todos nós. Dia triste para o futebol. Todos sabem da minha relação com ele, na verdade a gente não tinha relação, mas uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, tenho que admitir — afirmou.
Os dois tiveram uma relação bastante conturbada marcada por momentos gloriosos e outros de atritos. Em 1994, conquistaram juntos a Copa, nos Estados Unidos. Entretanto, o Baixinho foi cortado pelo então treinador no Mundial seguinte e criticou a decisão do Velho Lobo de não escalá-lo para a competição.
— Vivi o futebol por anos e ele é um dos grandes ícones do nosso esporte, sempre representou muito bem nosso futebol e é um dos mais conhecidos do planeta. Tristeza muito grande, e vai ficar para sempre na nossa memória, como Pelé — disse.
Ao se tornar presidente do clube, Romário realiza um sonho de seu já falecido pai, seu Edevair, que o levava a jogos na infância. O ex-jogador estabeleceu metas ambiciosas para o clube que hoje está na Série A2 do Campeonato Carioca e terminou a competição em oitavo lugar em 2023. O mandato vai de 2024 até 2026.
Entre os objetivos listados pelo Baixinho no discurso de posse estão: devolver o America para a primeira divisão com a classificação pela Série B do Carioca que começa em maio e vencer a Copa Rio, que dá vaga na Copa do Brasil ou Série D nacional; fazer auditoria no clube; e resolver a questão do shopping no terreno da antiga sede do America na Tijuca.
— Podem confiar que não vai faltar disposição, vontade e não vai faltar nada para o America voltar ao lugar onde sempre mereceu estar. Mas uma coisa importante é que só vamos conseguir isso se andarmos juntos, com pensamento positivo e vibrações positivas. E, claro, trabalhar juntos.
Adeus a uma lenda
O ex-jogador e treinador Mário Jorge Lobo Zagallo morreu, nesta sexta-feira, aos 92 anos, no Hospital Barra D'Or, no Rio, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. A condição ocorre quando dois ou mais órgãos têm suas funções comprometidas. Em situações como essa, é necessário realizar intervenções médicas, para manter o equilíbrio do organismo.
Único tetracampeão mundial, Zagallo conquistou a taça da Copa do Mundo em 1958 e 1962, como jogador, em 1970, como técnico, e em 1994, como coordenador técnico. Com a morte de Zagallo, não há mais nenhum jogador vivo que tenha sido titular na final da Copa do Mundo de 1958, quando a seleção brasileira venceu a Suécia por 5 a 2, e se sagrou campeã mundial pela primeira vez na história. Zagallo e Pelé eram os últimos restantes.
Zagallo estava aposentado desde 2006, após a Copa do Mundo da Alemanha, e conviveu com inúmeros problemas de saúde. Nos últimos meses, as internações se tornaram mais recorrentes. A última havia sido em julho do ano passado por causa de uma infecção respiratória. Há dois anos, ele já havia ficado internado por quase duas semanas, mas recebeu alta às vésperas do seu aniversário de 90 anos.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
5MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola