Esportes

Lula reage à morte de Zagallo nas redes: 'Um dos maiores jogadores e técnicos de futebol de todos os tempos'

Único tetracampeão mundial era o último titular da final da Copa de 1958 ainda vivo

Agência O Globo - GLOBO 06/01/2024
Lula reage à morte de Zagallo nas redes: 'Um dos maiores jogadores e técnicos de futebol de todos os tempos'
Lula - Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou uma mensagem neste sábado lamentando a morte do tetracampeão mundial Zagallo e XXX. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, também homenageou o ídolo no X, antigo Twitter, e relembrou a seleção de 1958, primeira a conquistar a Copa do Mundo, da qual Zagallo fez parte como jogador.

Artigo: Zagallo, um homem de 'sorte', por João Máximo

Repercussão: Clubes e entidades lamentam a morte do único tetracampeão mundial

" ", destacou Lula.

Mário Jorge Lobo Zagallo morreu, nesta sexta-feira, aos 92 anos, como divulgado pela família nas redes sociais. Zagallo estava aposentado desde 2006, após a Copa do Mundo da Alemanha, e conviveu com inúmeros problemas de saúde. Nos últimos meses, as internações se tornaram mais recorrentes.

Viúvo desde 2012 de Alcina de Castro, Zagallo deixa quatro filhos: Maria Emilia de Castro Zagallo, Paulo Jorge de Castro Zagallo, Mário César Zagallo, Maria Cristina de Castro Zagallo.

Relembre as frases de Zagallo: 'Vocês vão ter de me engolir'

De Formiguinha a Velho Lobo: relembre carreira de Zagallo, morto aos 92 anos

Único tetracampeão mundial, Zagallo conquistou a taça da Copa do Mundo em 1958 e 1962, como jogador, em 1970, como técnico, e em 1994, como coordenador técnico. Com a morte de Zagallo, não há mais nenhum jogador vivo que tenha sido titular na final da Copa do Mundo de 1958, quando a seleção brasileira venceu a Suécia por 5 a 2, e se sagrou campeã mundial pela primeira vez na história. Zagallo e Pelé eram os últimos restantes.

A morte do Velho Lobo provocou uma onda de manifestações no mundo do futebol. A Confederação Brasileira de Futebol decretou luto de sete dias e um minuto de silêncio em todas as partidas da primeira rodada das Eliminatórias da Copa do Nordeste, que começa neste sábado.

"A CBF e o futebol brasileiro lamentam a morte de uma das suas maiores lendas, Mário Jorge Lobo Zagallo. A CBF presta solidariedade aos seus familiares e fãs neste momento de pesar pela partida deste ídolo do nosso futebol", disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, por meio de um comunicado.