Esportes

Pai de Zagallo foi ídolo do CRB e não queria filho envolvido com futebol

Agência O Globo - GLOBO 06/01/2024
Pai de Zagallo foi ídolo do CRB e não queria filho envolvido com futebol
Foto: Reprodução

Por pouco a história de Mário Jorge Lobo Zagallo, único tetracampeão mundial, no futebol não aconteceu. Isso porque seu pai, Aroldo Cardoso Zagallo, ídolo do CRB, não queria que o filho estivesse envolvido com o esporte e tinha planos para que ele estudasse contabilidade para trabalhar na representação carioca da fábrica de tecidos da família.

No entanto, Zagallo se apaixonou pelo futebol desde os primeiros jogos na várzea e seu sonho era seguir os passos do pai, que ajudou a implementar o esporte no Brasil. Haroldo estudou em colégios na Inglaterra e por lá que começou a jogar football. Quando retornou ao país, ele ajudou a implementar o esporte no CRB, onde foi jogador profissional do clube alagoano entre 1916 e 1922.

O pai de Zagallo esteve presente nos primeiros registros de uma partida de futebol do time alagoano, no dia 10 de junho de 1916, em um jogo-treino entre os atletas do próprio CRB. Haroldo ficou conhecido como o "Rei do Dribling" por sua velocidade e facilidade em superar os adversários em campo.

Buscando seguir os passos de seu pai, Zagallo, aos 16 anos, entrou no time infantil do América e quando a brincadeira começou a ficar séria, o irmão Fernando Henrique ajudou a convencer o pai que era contrário à ideia e queria que o caçula trabalhasse no escritório da Fábrica Alexandria do Bom Parto, uma indústria de tecidos da família.